Cecilio em Home Office

Cecilio em Home Office
Cecilio no Escritório

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Calendário PIS 2015 / 2016 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO

Se o Governo não mudar nada até lá o  Calendário para Pagamento do PIS período 2015 / 2016 será o abaixo.

Veja neste Blog quem tem direito e qual calendário.


NAS AGÊNCIAS DA CAIXA (NÃO CORRENTISTAS)
NASCIDOS EM
RECEBEM A PARTIR
RECEBEM ATÉ
JULHO
22/07/15
30/06/2016
AGOSTO
20/08/15
30/06/2016
SETEMBRO
17/09/15
30/06/2016
OUTUBRO
15/10/15
30/06/2016
NOVEMBRO
19/11/15
30/06/2016
DEZEMBRO
17/12/15
30/06/2016
JANEIRO/FEVEREIRO
14/01/16
30/06/2016
MARÇO/ABRIL
16/02/16
30/06/2016
MAIO/JUNHO
17/03/16
30/06/2016



PIS - ABONO E RENDIMENTOS VOCÊ TEM DIREITO? QUAL DELES? VEJA AS REGRAS
Em atenção a algumas indagações efetuadas neste Blog, por e-mail e outros este Blog informa :


Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS? (O Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento )

Trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo:- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP, ( Completados no ano base )

- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;

- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração.

- Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado. ( informação prestada pelo EMPREGADOR ).


RENDIMENTOS do PIS? ( São os juros de 3% a.a. calculados sobre o saldo da cota do trabalhador ).

- Tem direito o trabalhador cadastrado no programa até 1988 e que não tenha direito ao abono por algum motivo e que esteja enquadrado pelo menos no primeiro item da relação anterior, são creditados anualmente e pagos no mesmo calendário do abono salarial.


CORRENTISTAS DA CAIXA
NASCIDOS EM
CRÉDITO EM CONTA
JULHO
14/07/2015
AGOSTO
18/08/2015
SETEMBRO
15/09/2015
OUTUBRO
14/10/2015
NOVEMBRO
17/11/2015
DEZEMBRO
15/12/2015
JANEIRO/FEVEREIRO
12/01/2016
MARÇO/ABRIL
11/02/2016
MAIO/JUNHO
15/03/2016

175 comentários:

Unknown disse...

Tenho 5 anos de Carrera tenho direito ao piso

Liguei na caixa fala q não.existe pagamento por.causa de cota o quê e cota.pis??

Cecilio Gomes disse...

Para Thiago Limaa,

Possivelmente porque o pagamento de 2015/2016 só irá iniciar a partir de 14.07.2015 de acordo com a data de nascimento.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa noite Celio.
Trabalho com carteira assinada desde 2011 tenho direito ao abono?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Pelo prazo você deverá ter direito no próximo período de pagamentos, porém para se confirmar este direito você precisa estar enquadrado em todas as regras, você já viu?

Boa Sorte

Anônimo disse...

BOA TARDE
CECILIO

assinei minha carteira pela primeira vez 23/08/2010

mais quando vou consulta meu PIS fala que nao possuo saldo de quotas

oque isso significa

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se consta que você não tem saldo de cotas, quer dizer que ainda não tem PIS liberado para você.

Ocorre que a liberação do PIS 2015/2016 só deverá iniciar em 22.07.2015 de acordo com a tabela nesta postagem.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde Cecilio!

Sou cadastrada desde 2005, sempre recebi o PIS normalmente, no ano de 2014 trabalhei até Fevereiro com carteira assinada (o que corresponde a 30 dias) e consultei a RAIS no site da CE, ela foi enviada dentro do prazo.Sou nascida em Julho e não possuo conta na Caixa Econômica. Consultei meu saldo online e consta que "Não há benefÍcios para este PIS", liguei no 0800 da CE e o que é informado é que não há benefícios porque nao possuo saldo de cotas.
Isso se dá porque os pagamentos para não correntistas serão liberados só em 22/07? Ou há algum problema?
Não deveria constar o saldo a receber e a mensagem "A PAGAR" ?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Acredito que só passará a constar os valores do PIS após 22.07 que é quando começará o pagamento este ano.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde Cecilio
Sou cadastrado desde 2005, sempre recebi o PIS, mas este ano, no SITE da Caixa, o valor esta 0,00. E por telefone, informaram que "não possuo saldo de quotas.
A caixa não responde ninguém e o povo fica na duvida.
O que seria esse saldo de quotas?
Edivaldo

Cecilio Gomes disse...

Para Edivaldo,

Cotas só existe para quem foi cadastrado no PIS anteriormente a 1988.

Acredito que só começará a aparecer algo no site valor a receber quando o pagamento começar, talvez a partir de hoje.

Consulte, se não tiver nada, verifique se a RAIS da empresa que você trabalha enviou correto, se estiver correto e já estiver no época de você receber pegue uma cópia e reclame na Caixa.

Boa Sorte

Unknown disse...

Assinei minha carteira primeira vez em dezembro de 2006 num servico temporario de menos de 1 mes depoia voltei assinar a carteira em 2010 ate 2014 nunca recebi o pis mas axo q tenho direito esse ano entrei no site da ce nao consta nada liguei para o 0800 diz q nao tenho saldo de cotas...minha data de pagamento seria em dez sera q ate la vai regulariza

Obg

Unknown disse...

Bom dia!
Caro Cecilio, fui verificar o benefício e me informaram que eu tinha direito somente ao juros do pis. Queria saber o que pode ter acontecido pois a RAIS foi entregue no prazo, recebia menos de 2 salários mínimos e ano passado recebi normalmente. Grato.

Cecilio Gomes disse...

Para Ezequias Obed,

Se você foi cadastrado anteriormente 1988 é normal receber juros caso não tenha direito ao abono por algum motivo, estes juros são relativos ao total de cotas que a pessoa tenha.

Para isto ocorrer pode ser que você não tenha se enquadrado por algum motivo nas regras para receber o abono.

Pode ter havido algum na RAIS, que pode ser de valor, de código, de número, etc.

Peça para ver e confira a RAIS, se tiver algo errado peça para a empresa emitir uma RAIS retificadora.

Se estiver tudo certo, peça uma cópia da RAIS e reclame na CAIXA ou no MTE.

Bia Sorte

Unknown disse...

Cecílio, boa tarde.

Eu não recebi o PIS ref ao ano Base 2012 até agora. Uma empresa que nunca trabalhei informou o número de PIS de seu funcionário errado 126...e alguma coisa e o meu PIS também começava com 126 e foi convertido para 207. Já entrei em contato com esta empresa e ela fez a exclusão em Setembro de 2014.
Ainda não recebi este benefício...eu perdi ou tem como receber ainda?

Desde já, agradeço a ajuda.

Cecilio Gomes disse...

Para Fernando Silva,

Acho muito difícil você vir a receber este beneficio relativo a 2012, ainda não vi caso tão antigo ser pago.

Em todo caso desejo boa sorte para que você venha a receber.

Boa Sorte

Unknown disse...

Caro cecilio espero resposta do meu post do dia 23 de julho

Cecilio Gomes disse...

Cara Catiane Oliveira,

Você efetuou comentários/indagações em 2 postagens minhas, nesta e na "PIS - COTAS O QUE SÃO E COMO SACAR": respondi em apenas uma acreditando que você olharia ambas. Em todo caso segue a mesma resposta postadas em 24.07.2015.

Para Catiane Oliveira,

Bem você é cadastrada a mais de 5 anos, e trabalhando mais de 30 dias em 2014, portanto por estas regras já tem direito este ano, agora precisa ver se você se enquadra em todas.

Veja neste Blog a postagem: Calendário PIS 2015 / 2016 - PAGAMENTOS JUROS E ABONO de 29.06.2015

Boa sorte

Unknown disse...

Estou com 38 anos de carteira assinada, só recebo juros por causa do meu piso salarial que soma mais do que 2 salários mínimos, com esta reforma será que os juros eu irei receber junto com os que recebem o salario (PIS) integral?

Cecilio Gomes disse...

Para Ricardo Dois,

O seus rendimentos ( juros sobre o saldo de cotas ) você receberá no calendário desta postagem, ou seja de acordo com a data de nascimento.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá , uma dúvida meu primeiro registro foi 1999 . Eu tenho direito ao rendimento do pis .

Obrigada .

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Rendimentos ( juros sobre cotas ) só recebem quem foi cadastrado no PIS até 1988. O que não é o seu caso.

Boa Sorte

Anônimo disse...

ola, posso impedir, de alguma forma, que meu pis seja depositado em minha conta na caixa?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Não sei lhe dizer se é possível não deixar ser depositado os recursos do PIS em conta da Caixa.

Sugiro dirigir-se a agência que tem conta e conversar com eles.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá Cecílio ...minha carteira de trabalho foi assinada pela primeira no dia 01/05/2009 ..Más no dia 14/10/2012 eu sofri um acidente e perd os movimentos do braço esquerdo e desde então estou encostado na reabilitação....n foi dado baixa na carteira ainda ...eu n tenho direito ao pis ? Porq ?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você não está trabalhando dedes 2012 quer dizer que se nome não é relacionado na RAIS visto não receber salário, acredito que você esteja recebendo pelo INSS correto?

Para ter direito ao PIS a pessoa tem que se enquadrar em todas as regras citadas nesta postagem.

Boa Sorte

Unknown disse...

Olá boa tarde, eu me enquadro no perfil, recebo menos de dois salários mínimos, recebi o ano passado normalmente, ai fui na caixa receber hj 15/10 pq nasci em outubro... E da a msg "não há benéficios para este PIS". O que pode ter acontecido?

Unknown disse...

Olá boa tarde, eu me enquadro no perfil, recebo menos de dois salários mínimos, recebi o ano passado normalmente, ai fui na caixa receber hj 15/10 pq nasci em outubro... E da a msg "não há benéficios para este PIS". O que pode ter acontecido?

Cecilio Gomes disse...

Para Lucas Rodrigues,

Pode ser que uma das regras acima não esteja cumprida, o que tem acontecido é as empresas não terem entregue ou terem entregue a RAIS com atraso e em alguns casos com erro.

Verifique na empresa, se estiver tudo certo pegue uma cópia e reclame na Caixa, se tiver algo errado peça para a empresa enviar uma RAIS retificadora.

Após a entrega desta retificadora tem demorado uns 120 dias para liberarem.

Ou em razão da greve a Caixa não tenha processado.

Boa Sorte

Unknown disse...

Olá boa tarde, eu completo 5 anos de carteira assinada dia 03/01/2015, eu nasci em fevereiro eu recebo o pis dia 12/01/2016.

Cecilio Gomes disse...

Boa Sorte Vinicius Santos, que você se enquadre em todas as regras.

Unknown disse...

Recebo normalmente o rendimento da cota mas esse ano tenho direito ao abono salarial receberei os dois ou somente o abono?

Anônimo disse...

Normalmente recebo o rendimento da cota mas esse ano eu tenho direito ao abono salarial receberei os dois ou somente o abono?

Unknown disse...

Recebo normalmente o rendimento da cota mas esse ano tenho direito ao abono salarial receberei os dois ou somente o abono?

Cecilio Gomes disse...

Para Marcelo Santana,

Você recebe um ou outro.

Boa Sorte

Unknown disse...

E este que fica pra trás , não recebe ,não tem juros

Unknown disse...

E este que fica pra trás , não recebe ,não tem juros

Cecilio Gomes disse...

Vamos por partes.


- Juros não recebidos são incorporados as cotas, portanto serão corrigidas.

- Abono não recebido retornam para o FAT, este não é incorporado.

Boa Sorte

Unknown disse...

Olá boa tarde, eu completo 5 anos de carteira assinada dia 03/01/2016, eu nasci em fevereiro, será que eu tenho direito ao pis dia 12/01/2016 que o dia de pagamento para quem faz aniversario em jam e fer?

Cecilio Gomes disse...

Para Vinicius Santos,

Para ter direito ao PIS precisa se enquadrar em todas as regras.

Se você foi cadastrado no PIS em 2011 e enquadrar-se nas demais regras possivelmente terá direito a receber.

Boa Sorte

Unknown disse...

Gostaria de saber quem recebe o PIS em 14 de janeiro 2016 se já recebe com o salário novo, com reajuste

Cecilio Gomes disse...

Para Tatiane Lamounier,

Tudo indica que sim, até o ano passado era assim que ocorria, mas como o governo tem alterado muita coisa, não saberia te dizer com toda certeza.

arysteu disse...

bom dia celino gostaria de saber, sempre tiro o juro do meu pis no mes de outubro, so q ta com 2 anos q eu não saco gostaria de saber, se eu for sacar a gora nesse mes de janeiro eu recebo os 2 ano q não tirei ? valeu obrigado

Cecilio Gomes disse...

Para Arysteu,

Não, os juros não recebidos são incorporados as cotas, que só serão pagas por ocasião de saque das mesmas por aposentadoria ou outro evento.

Você receberá agora os juros deste ano ( que será um pouco mais que o anterior já que tem os juros não recebidos incorporados nas cotas )

Boa Sorte

Ah, meu nome é Cecílio

Ingra disse...

Oi eu tenho 2 anos e meio de registro. Sei que nao tenho direito ao pis. Mais e os juros eu tenho direito ou nao ?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo.

Juros sobre o que?

Anônimo disse...

Olá cecilio gostaria de saber qual o valor do pis pra este ano? Obrigado

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo.

O valor do abono do PIS a ser pago é de um salário minimo vigente na época do pagamento.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Ola Cecilio!
Todo ano recebo o Pis, porem esse ano fui na caixa e tirei extrato com cartao cidadao e diz" nao existe valor a receber, sera que vou receber esse ano, minha data seria 16/02/2016 ??!

Maurício disse...

Olá boa noite, eu tenho carteira assinada desde 2006 , mas só peguei o PIS duas vezes , mas e o juros que falam eu não teria que pegar , ??? Eu tenho conta na caixa normal e o cartão cidadão mais nunca recebi o juros por que ??

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você nasceu em Março ou Abril receberá a partir de 16.02.2016, o governo alterou o calendário este ano por falta de dinheiro.

Precisa ver também se você se enquadra em todas as regras, verifique se a empresa enviou a RAIS corretamente, etc.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Maurício,

No PIS a pessoa tem direito ao Abono ou ao Juros, é um ou outro, não os dois, quem recebe são:

1 - Quem foi cadastrado no PIS até 1988 e não tem direito ao Abono, mas tem cotas ele recebe os juros destas cotas.

2 - Quem foi cadastrado após 1988 não recebe juros por não ter contas, se enquadrar-se nas regras receberá o abono.

Boa Sorte

Unknown disse...

meu pai saiu do serviço em 2014, e recebeu o pis nesse mesmo ano. e ele nao trabalhou mais em outra empresa, esta apenas no aguardo para se aposnetar no ano de 2017, ( por idade). e eu verifiquei que tem um valor de juros no pis dele, gostaria de saber se ele pode sacar?

Cecilio Gomes disse...

Para Janaína Siqueira,

Sim, se consta que ele tem direito, poderá sacar no calendário de acordo com a data de nascimento.

Boa Sorte

Unknown disse...

ola boa noite,tenho carteira assinada desde 2009,retirei meu pis de 2015 agora em janeiro de 2016,sou do mes de fevereiro,gostaria de saber se eu vou ter direito de tirar em 2016,uma vez que eu tirei de 2015 em 2016.

Anônimo disse...

Boa noite eu estou a 1 ano sem carteira assinada tenho direito a algum juro ou abono salarial sendo qui tenho 6 anos de carteira assinada i si tiver como faço pra sacar esse valor

Cecilio Gomes disse...

Para Zaira Reis dos Santos de Souza,

Vejamos:

1 - O PIS que você recebeu agora é relativo a RAIS de 2014 entregue em 2015, cujo pagamento está sendo efetuado desde Julho 2015.

2- Quanto ao PIS do próximo período de pagamentos que será relativo a RAIS de 2015, se o governo não mudar nada deverá iniciar-se provavelmente em Julho de 2016, você deverá acompanhar para saber quando será divulgado o novo calendário de pagamentos para saber quando você receberá.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você trabalhou em 2014 e se enquadrar nas regras terá direito ao abono PIS.

Quanto a juros só tem direito quem foi cadastrado no PIS anterior a 1988 e tenha saldo de cotas, portanto juros você não terá direito.

Boa Soret

Unknown disse...

Celio boom dia ouvir suposto comentario sobre o pis dese ano que vai receber so a quantidade des mez trabalhado esse ano
Isso e verdade ou falso essa informaçao
Obrigado

Cecilio Gomes disse...

Para Thiago Limmaa,

Isto é só boato, neste período de pagamentos 2015/2016 será normal.

O governo para economizar está pensando em alterar, mas se ocorrer será só no próximo período de pagamentos.

Boa Sorte

Unknown disse...

Obrigado

Unknown disse...

Celio, boa tarde.

Tenho uma divergência no meu Rais de uma empresa que trabalhei em 2014. Atualmente estou trabalhando em outra dês de 2015, em outubro fui sacar meu pis e nao tive direito ao beneficio. Isso ocorreu por conta dessa divergência ? na empresa atual não recebo mais de dois salários mínimos no holerite.

Cecilio Gomes disse...

para Samia Nunes,

Sem saber que divergência é esta não saberia lhe dizer.

Sugiro você pegar uma cópia da RAIS e verificar o que ocorreu.

Boa Sorte

DJ LINKS EQUIPE CONFIDENCE disse...

Olá Amigo Cecílio Gomes , meu nome é carlos tenho algumas duvidas se possível me responda ,tenho mais de 5anos de carteira assinada faço aniversario em abril nos últimos 2anos não tive direito ao pis , fui desligado da empresa em maio de 2015 , gostaria de saber se tenho direito do pis agora do mês de fevereiro ou somente aos Juros abraço obrigado desde já.

Cecilio Gomes disse...

Para Carlos,

Pelo tempo de cadastro você já tem direito ao PIS, mas para confirmar-se este direito você precisa estar enquadrado em todas as regras e não apenas nesta.

Só recebe juros quem foi cadastrado no PIS antes de 1988, o que parece não ser o seu caso.

Você disse que não teve direito nos últimos 2 anos, por que?

O PIS que está sendo pago agora é relativo a RAIS de 2014, neste ano você trabalhou? Caso positivo e se enquadrar nas demais regras receberá neste calendário de acordo com sua data de nascimento.

O PIS relativo a RAIS de 2015 só começará ser pago depois de Julho 2016 quando sairá então o novo calendário de pagamentos, se você se enquadrar nas demais regras receberá.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa noite, estou em dúvida, sou funcionaria, pública desde 1981,em julho de 1988 casei, e retirei na época um dinheiro que meu marido disse que era do PASEP, recebo em meu holerit, uns juros todo ano, coisa pouca 2,00 a 3,00 reais mais ou menos, agora aposentei em 1/2/2016 tenho algum resgate para tirar do Pasep

Cecilio Gomes disse...

Para Karla Braga,

Vejamos:

Se você foi cadastrada no PASEP anterior a 1988 você tem cotas, como você as sacou pelo casamento, as cotas hoje são muito poucas em razão disto é que você recebe anualmente os juros citados.

Estas cotas pelo motivo de aposentadoria você pode sacar, é só levar os documentos da aposentadoria em uma agência da Caixa.

Boa Sorte

Unknown disse...

Bom Dia,

Já tenho o período exigido de 5 anos e atualmente recebo o valor exigido de 2 salários, em 2015 trabalhei 6 meses, porém consulto e informam que não há valor pois não constam períodos trabalhados.

Faço aniversario em Fevereiro e pela data do calendário já deveria estar liberado.

Como devo proceder?

Obrigado

Cecilio Gomes disse...

Para Débora Fernando,

Para ter direito ao PIS, precisa se enquadrar em todas as regras, se fica uma sem enquadramento a pessoa não recebe.

Se você verificou e está tudo certo, peque cópia da RAIS de 2014 entregue pela empresa em 2015 e verifique se o seu nome está lá e leve na Caixa se estiver tudo certo.

Se tiver algo errado peça para a empresa emitir uma RAIS retificadora.

Boa Sorpe

Unknown disse...

Olá , faço aniversário em janeiro e desde setembro de 2015 a situação do meu PIS está como a pagar, será que ainda irá sair sendo que o prazo é até junho de 2016?

Unknown disse...

Olá , faço aniversário em janeiro e a situação do meu PIS está a pagar desde setembro de 2015, onde a a data foi alterada para janeiro desse ano, será que ainda irei receber? Ou a data foi alterada novemente?

Cecilio Gomes disse...

Para Marcos Oka,

Quem faz aniversário em Janeiro já pode receber, se você tiver cartão cidadão pode receber em qualquer lotérica, caso negativo vá numa agência da Caixa.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa tarde Cecilio
Trabalho registrado desde 01/02/2011 até a data atual 17/02/2016, completei 5 anos de empresa esse ano de 2016 no dia 01/02/2016. Pelo que li os pagamentos são feitos conforme a data de aniversário, no caso meu aniversário é em Maio e vi no site da caixa que os pagamentos para quem faz aniversário em Maio é a partir do dia 17 de Março. Bem só gostaria de saber se vou receber esse ano o abono salarial, podem me ajudar?

Cecilio Gomes disse...

Para Thomaz Frota,

Para ter direito ao PIS a pessoa precisa se enquadrar em todas as regras, de uma olhada nesta postagem quais são elas e veja o seu enquadramento.

Uma delas é de que a pessoa tenha 5 anos de cadastro completados no ano base do pagamento, o PIS que está sendo pago agora é relativo ao ano base 2014 ( RAIS entregues em 2015 ), em 2014 pelo que entendi você ainda não tinha 5 anos de cadastro.

Se você foi cadastrado em 2011, completou 5 anos de cadastro em 2015, vejamos: 2011, 2012, 2013, 2014, 2015.

No seu caso o ano base é 2015 e o PIS relativo a este ano só começará a ser pago de Agosto 2016 a Junho de 2017.

Boa Sorte

Anônimo disse...

bom dia cecilio!
meu marido recebeu pis em outubro de 2015 ele receberar pis esse ano

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo, se o seu marido recebeu o PIS em outubro de 2015 isto quer dizer que refere-se ao atual período de pagamentos que irá até Junho de 2016.

Se ele receberá em 2016? Sim se enquadrar-se em todas as regras do PIS, mas isto só no próximo período de pagamentos que deverá iniciar em Julho de 2016.

Boa Sorte

Unknown disse...

Cecilio,boa noite gostaria de saber se eu receberei o abono esse ano de 20016,eu ja tenho pis cadastrado desde 2007 e estou registrada desde julho de 20015,faço aniversário em março,fui na caixa hoje mais não costa nada,meu salario é de 1.363 irei receber o abono esse ano?

Unknown disse...

Cecilio boa noite,tenho pis cadastrado desde 2007,estou registrada desde julho de 2015,recebo o salário de 1363,fui na caixa hoje mais não costa nada sendo que faço aniversário em março gostaria de saber se vou receber pis esse ano já que no calendario 20015/20016 teria que receber apa

Cecilio Gomes disse...

Sra. Josy Cerqueira,

O PIS que está sendo pago agora ( 2015/2016 ) é relativo ao RAIS de quem trabalhou de 2014 para trás.

No seu caso se você começou a trabalhar em 2015 e não trabalhou em 2014 só entrará na RAIS de 2015 que terá seu período de pagamentos de Julho 2016 a Junho 2017 com calendário pela data de nascimento.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa Noite Cecilio

Trabalhei registrada no mês de abril até no mês e fevereiro de 2014,e
completei 1 ano e 10 meses. Bem estou até agora desempregada e
gostaria de saber se vou receber o PIS, podem me ajudar à tirar essa duvida.
obg!!

Cecilio Gomes disse...

Para Raquel Fernandes,

Para ter direito ao PIS a pessoa precisa se enquadrar em todas regras, você se enquadra?

A primeira é ter 5 anos de cadastro no PIS você tem?

Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá Cecílio, o ano passado fui demitida no mês de novembro e com 3 anos de casa, sou cadastrada no pis desde Julho de 2010, totalizando os 5 anos exigidos para receber o abono. Acontece que devido meu nome ainda constar de casada e meu atual estado civil ser divirciada, mostrava que os meus dados precisavam ser atualizados, o que resultou na alteração do número do meu pis, e olha deu muito trabalho pra receber meu seguro por causa de erro interno nos meus dados, ao invés de colocarem o nome da minha mãe, foi inserido o nome da minha vó, mês passado qdo fui receber o rapaz da caixa informou sobre meu abono, nasci no mês de Maio e o mês do abono é Março especificamente hoje 17 de Março, mas ao iserir meu cartão cidadão informou inexistente, estou perdida porque contava com esse dinheiro, acredito q por causa da alteração zerou o pis, o que devo fazer ? Quem procurar para esclarecer ?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Pegue toda documentação que você tem sobre o caso, alterações, inclusões, etc e vá na Caixa explicar para eles o que ocorreu, pode ser que esteja em outro número.

Boa Sorte

Unknown disse...

Olá bom dia . Meu namorado nasceu em maio . A data dele receber foi dia 17/03 . Em 2014 ele trabalhou até maio com salário de salário mínimo em junho foi para um emprego que ganhava em média 1800 reais porque era comissão. Então se fazer a média salarial da menos que 2 salário mínimo se for assim msm q faz pra saber . Mas ele não tem conta na caixa aí ligamos pro 0800 e falou que não possui . Pq o cartão cidadao dele não lembramos q senha . Acho q podemos ir na caixa vê ainda ?

Unknown disse...

Olá bom dia . Meu namorado nasceu em maio . A data dele receber foi dia 17/03 . Em 2014 ele trabalhou até maio com salário de salário mínimo em junho foi para um emprego que ganhava em média 1800 reais porque era comissão. Então se fazer a média salarial da menos que 2 salário mínimo se for assim msm q faz pra saber . Mas ele não tem conta na caixa aí ligamos pro 0800 e falou que não possui . Pq o cartão cidadao dele não lembramos q senha . Acho q podemos ir na caixa vê ainda ?

Cecilio Gomes disse...

Para Nadia Marrane,

Peça para ele ver a RAIS que a empresa que ele trabalha enviou e conferir se os dados dele estão corretos.

Caso positivo peça uma cópia desta RAIS e leve na CAIXA para ver se tem pagamento se não tem o por que.

Boa Sorte

Pablito Barros disse...

Olá, cecilio... tem muita gente caindo no conto da revisão do abono, onde teria direito a receber um dinheiro extra através de manobras jurídicas. Algo em torno de R$ 3284,00. A mim me parece conversa fiada pra enganar o povo. Esta sabendo disso? Seria bom você explicar aqui, já que você é uma pessoa influente. Rsrrs

Cecilio Gomes disse...

Para Pablito Barros,

Fique certo que isto não é correto, as regras do PIS são muito claras, foram criadas em 1988 e até o ano passado nada havia mudado,

Só neste período é que o Governo por falta de Dinheiro efetuou o escalonamento do pagamento.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Meu salário passou de dois salário mínimo e meu primeiro registo foi em 2006 faz quatro anos que recebia o pis esse ano no recebi pois meu salario ultrapasso eu não tenho direito ao juros do pis

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você recebeu mais de 2 salários em média no ano de 2014 não terá direito ao PIS neste calendário ( 2015 / 2016 ).

Só tem direito ao juros/rendimentos quem foi cadastrado no PIS antes de Outubro de 1988, no seu caso você informa que foi cadastrado em 2006, portanto não tem direito.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde cecilio...minha rais ano-base 2014 foi retificada(em março de 2016), estive no ministério de trabalho dia 07/04/2016 , e atendente me deu um papel carimbado comprovando a retificação e mandou eu retornar a caixa com esse papel.Porém no sistema da caixa ainda aparece como se eu recebesse 3 salarios minimos...Vamos la: Gostaria de saber quanto tempo demora depois da retificação pra que esse erro seja corrigido no sistema da caixa???? e quero saber também se uma vez retificada e com o papel comprovando e carimbado se o atendente do guiche da caixa pode fazer essa correção para que eu receba o meu Pis?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Não a atendente da Caixa ( no Guichê ) não pode fazer a alteração, isto segue via sistema e até o ano passado quando ocorria demorava em torno de 90 dias para liberarem, sugiro você ir consultando a Caixa semanalmente.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa tarde globo.com anúncio que quem recebeu o abono este ano tinha direito dos juros corrigidos do pis e quem trabalhou em 2011 a 2012 tinha direito fui até a caixa econômica Federal e falaram que não estavam sabendo nada disso mandaram eu ligar no ministério do trabalho não entendi pois se eu já recebi o abono este ano e veio ão um salário-mínimo e praticamente ficou preso la este abono por um ano e não teve os juros da caixa porque o globo.com anúncio no site deles isso estranho né pagarem so o salário mínimo sem juros sem nada obrigado

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

A Caixa está certa, deve ter havido algum engano neste site que você consultou.

Vejamos:

1 - Quem recebe o abono recebe o salário atualizado, o valor é o do dia do pagamento, portanto ele corrige-se automáticamente.

2 - Só recebe juros/rendimentos quem foi cadastrado no PIS antes de 1988 e ainda tenha cotas em conta.

3- Quem foi cadastrado após 1988 não tem estas cotas e recebe o abono se tiver direito.

4 - É uma coisa ou outra nunca as duas.

Boa Sorte

Fabiano disse...

boa noite, tenho so 1 ano e 7 meses de carteira assinada, me falaram que mesmo não tendo os 5 anos,rende juros que posso retirar na caixa federal, gostaria de saber se isso é verdade? obrigado.

Anônimo disse...

boa noite. tenho 1 ano e 7 meses de carteira assinada me falaram que mesmo não tendo 5 anos posso retirar dinheiro dos juros do pis, isso é verdade?

Cecilio Gomes disse...

Para Fabiano.

Não, não é verdade, para ter direito ao PIS precisa se enquadrar em todas as regras mencionadas nesta postagem.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa noite Cecílio, fui registrado 3 de junho de 2011, depois desse período perdi minha carteira de trabalho e tive que fazer outra, isso interfere em algo?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Você ter perdido a Carteira de Trabalho não interfere no PIS desde que você tenha continuado trabalhando e a empresa tenha recolhido os impostos e colocado seu nome nas RAIS enviadas.

Boa Sorte

Roberto disse...

trabalho a 8 anos na mesma empresa e eu faço aniversario em junho e o meu PIS até agora ñ saiu vc sabe o porque .Obs: meu rais foi declarado.


Cecilio Gomes disse...

Para Roberto,

Só com estas informações que você passou não saberia lhe dizer, mas para ter direito ao PIS a pessoa deve se enquadrar em todas as regras.

Verifique se você se enquadra, caso positivo, pegue cópia da RAIS e reclame na Caixa.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa noite, Cecílio gomes, minha carteira foi assinada em 01/09/2011 eu tenho direita ao PIS, esse ano de 2016 ou só em 2017 ?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você foi cadastrado no PIS em 2011 pelo prazo você já tem direito.

Entretanto precisa ver se você se encaixa nas demais regras, você verificou?

Segue um Resumo das mesmas abaixo

Boa Sorte

Quem tem direito ao Abono Salarial do PIS? (O Abono Salarial do PIS equivale ao valor de um salário mínimo, vigente na data de pagamento )

Trabalhadores que atendem simultaneamente às condições listadas abaixo:- Estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS/PASEP, ( Completados no ano base )

- Ter recebido, de empregadores contribuintes do PIS/PASEP, remuneração mensal de até 2 salários mínimos médios durante o ano base que for considerado para a atribuição do benefício;

- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração.

- Ter seus dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano base considerado. ( informação prestada pelo EMPREGADOR ).

Roberto disse...

faço aniversario em junho e o meu pis ñ saiu ainda eu fui na empresa e peguei o recibo da declaração do rais aonde eu levo o recibo para reclamar, ou eu preciso esperar até 30 de junho para reclamar

Cecilio Gomes disse...

Para Roberto,

Para os nascidos em Junho o pagamento começou em março, você já deveria ter reclamado antes, não espere para junho, pois após junho os pagamentos serão suspenso para preparar o novo período de pagamentos.

Verifique primeiro se você se encaixa em todas as regras.
Se encaixar-se leve a cópia da RAIS primeiro na Caixa, se não resolver leve numa Delegacia do Ministério do Trabalho.

Boa Sorte

Cláudia disse...

Boa noite!
Meu PIS é cadastrado desde 2006, e minha carteira assinada desde DEZEMBRO DE 2014 com valor de R$ 1800,00, recebo pis esse ano? Obrigada

Cecilio Gomes disse...

Para Cláudia,

Para ter direito ao PIS precisa se enquadrar em algumas regras, nesta postagem tem o resumo das 4 principais. ( verifique-as )

Se você se enquadrar em todas deverá ter direito no próximo período de pagamentos que deverá ser de Julho ou Agosto de 2016 a Junho de 2017, isto se o governo até lá não alterar nada igual ao ano passado.

Boa Sorte

Unknown disse...

Bom dia celio sobre pagamento pis 2016
Sera todos em 30/06/16
Conforme ta no calendário??

Cecilio Gomes disse...

Para Thiago Lima.

Eu sou o Cecilio, respodendo sua pergunta informo:

O dia 30.06.2016 é o prazo final para pagamento do PIS do período 2015/2016.

Para o próximo período 2016/2017 ainda não saiu o calendário, acredito que deva sair em Julho.

Boa sorte

Roberto disse...

e para quem foi declarado o rais com atraso quando vai sair

Cecilio Gomes disse...

Roberto,

Quando foi entregue a RAIS?

Roberto disse...

o meu rais foi entregue em 28/10/2015 ano base 2014 as 10:56:15

Cecilio Gomes disse...

Roberto,

Neste caso já era para ter saído, quando ocorre algo assim tem demorado em torno de 120 dias após a entrega para ser liberado.

Acredito que deve estar com algum problema, sugiro pegar uma cópia e reclamar na Caixa, se não resolver reclame numa Delegacia do Trabalho.

Boa Sorte

Anônimo disse...

retifiquei meu pi 2015 em março de 2016 quando recebo pagamento

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Quando ocorre retificação de RAIS a liberação do pagamento do PIS tem demorado em torno de 120 dias, no seu caso acho que difícil sair no prazo, em todo caso vá na Caixa com uma cópia da RAIS retificada para reclamar.

Boa Sorte

Unknown disse...

OLA TENHO UM(1) ANO.

TENHO DIREITO DE RECEBER OS JUROS?

Cecilio Gomes disse...

Para Lincon Serviços,

Não.

Unknown disse...

Bom dia.
Tenho carteira assinada desde 2009 porém em 2015 e 2016 não trabalhei com ela assinada somente como estagiária.
Ano passado completou recebi pela primeira vez o pis por ter trabalhado 30 dias em 2014.
Minha pergunta é: Recebo juros ?
Desde ja agradeço sua atenção.
Atenciosamente Thamires Rossana Dalagassa

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Juros? Só tem direito quem tem cotas, só tem cotas quem foi cadastrado antes de 1988, é o seu caso?

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa noite fui receber pis 2014 e não foi pago então foi retificado em abril de 2016 quando vou receber que já encerrou o pagamento agora dia 30/06 2016.

Cecilio Gomes disse...

Para Kenedy Kenedy,

Pode ser que você receba no próximo período de pagamentos que deverá se iniciar no final do mes.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa Noite!!!! mais tenho direito de receber?outra pergunta recebo agora no proximo pagamento ou so no mes do meu aniversario?

Unknown disse...

Boa noite, mais mesmo sendo retificado o pis de 2014 agora em abril 2016 tenho direito?e quando receberei e em julho ou só no mês do meu aniversário?

Cecilio Gomes disse...

Para Kenedy Kenedy,

Para ter direito ao PIS a pessoa precisa se enquadrar em todas as regras, se você se enquadra tem direito.

Agora ter certeza que você receberá o atrasado só a Caixa ou o Ministério do Trabalho poderá lhe informar.

Boa Sorte

Renato disse...

Boa noite Cecílio. Só recebi o abono do Pis uma vez . Tenho carteira assinada desde 2005 . Meu salário em carteira não é superior a dois salários mínimos. Mais o bruto somando com horas extras acho que passa . Mais não consegui receber . Ouvi falar em revisão de Pis ou em juros eu tenho direito ?

Cecilio Gomes disse...

Para Renato,

Só tem direito a receber juros do PIS a pessoa que foi cadastrada anterior a 1988 e tenha saldo de cotas.

Como você foi cadastrado em 2005 não terá direito.

Boa Sorte

Unknown disse...

Olá trabalhei 3 mes registrada em 2015 tenho direito a um salario do pis

Cecilio Gomes disse...

Para Rubia Rossi Simplicio,

Não, para este ano houve algumas mudanças, uma delas é que o abono do PIS será pago proporcinalmente aos meses trabalhados.

Veja neste Blog uma postagem de 04.07.2016 sobre assunto com o título: Calendário do PIS 2016/2017


Boa Sorte

Roberto disse...

ontem consultei o meu pis e tinha 880 mais fui consulta hoje e apareceu isso aqui ERRO ALLOC CPR3/R68U/WEBPSS13/PABD0609 oque e isso

Cecilio Gomes disse...

Para Roberto,

Não saberia lhe dizer com certeza, acredito que possa ser porque o sistema esteja fazendo atualizações.

O pagamento do próximo período deverá se iniciar apenas em: 28.07.2016, veja o calendário completo neste Blog, na postagem de 04.07.2016 com o Título: Calendário do PIS 2016/2017

Boa Sorte

Roberto disse...

e que minha rais ano base 2014 foi retificada e saiu ontem os 880 mais depois apareceu esse ERRO ALLOC CPR3/R68U/WEBPSS13/PABD0609 mas se eu for sacar o PIS ele estará la mesmo aparecendo esse erro no site

Cecilio Gomes disse...

Caro Roberto,

Olha não saberia lhe dizer o que está ocorrendo, suponho que seja justamente em razão da atualização do sistema da Caixa para pagamento do próximo período.

Sugiro você dirigir-se a uma agência da Caixa para ver o que eles dizem.

Peço informar depois neste Blog o desenrolar do caso para que outras pessoas tomem como exemplo.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Adriana

uma duvida, eu era registrada antes do dia 10/03/2016 em empresa privada, depois dessa data fui registrada como servidor publico, recebo esse ano o PIS ou PASEP

Unknown disse...

uma DUVIDA, ATE DIA 10/03/2016 ERA REGISTRADA EM EMPRESA PRIVADA DEPOIS DESSA DATA FUI REGISTRADA COMO SERVIDOR PUBLICO, QUERIA SABER SE RECEBO O PIS OU PASEP ESSE ANO

Cecilio Gomes disse...

Para Adriana Mires,

O que será pago neste próximo período é relativo a RAIS do ano trabalhado de 2015.

Portando será pago como PIS.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Uma duvida, trabalhei até agosto de 2015 recebendo um salario inferior á 2 salários mínimos, a partir do mês de setembro 2015 meu salário ultrapassou a dois salários. Tenho direito a alguma porcentagem do PIS?

Camila disse...

Uma duvida, trabalhei até agosto de 2015 recebendo um salario inferior á 2 salários mínimos, a partir do mês de setembro 2015 meu salário ultrapassou a dois salários. Tenho direito a alguma porcentagem do PIS?

Luciane disse...

Ólá

Um amigo foi admitido em 01/03/2010 e foi demitido em 14/01/2016.Ele deveria ter recebido desde o ano passado, ou estou enganada? Em 2015 completou 5 anos... só que teve um problema... a última RAIS foi entregue no prazo, mas as outras não. A empresa trocou de contador e este enviou as RAIS dos anos anteriores. Ele tem chance de receber? Para qual telefone posso ligar pra saber?

Cecilio Gomes disse...

Para Camila,

O cálculo é efetuado pela média, sendo Salário / Meses trabalhado, se esta média for inferior a 2 salários vc terá direito se foro superior não terá.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Luciane,

Você tem razão, pelo prazo ele já teria direito, mas precisa ve se ele se enquadra nas demais regras.

Peça para ele verificar, caso se enquadre peça para ligar no número: 0800 7260101, se não resolver peça para ir em uma agencia da Caixa, se ainda não resolver peça para ir numa delegacia do Trabalho.

Boa Sorte

Unknown disse...

Caro Cecilio será que pode me auxiliar.
No ano de 2015 recebi normalmente o Pis. Mas a contabilidade não fez o envio da minha RAIS referente a 2015 para receber 2016 e somente me diz desconhecer a empresa, e a empresa realmente fechou quando retornei de férias em 10/2015 simplesmente estava fechada, quem devo procurar para que emita a minha RAIS ja que ate mesmo o MTE na cidade nao sabe me informar.

Cecilio Gomes disse...

Para Carla Besen,

Se você estiver movendo alguma ação trabalhista contra a empresa peça para o advogado incluir esta situação.

Caso negativo, só via ação judicial contra a empresa.

Boa Sorte

Unknown disse...

Dúvida, fui registra 02/02/2015 servidor público e fiquei somente 16 dias, em 01/04 fui registrada com balconista empresa privada até 10/03/2016, depois 14/03 fui registrada servidor público, consultei hj pis e diz 0,00 Pago, pq não tenho nada a receber?

Anônimo disse...

ola, boa noite, esse ano tive um aumento do salario para 2050,00 R$, ano de 2015 o salario era menor de 2 salario minimo. nesse caso tenho direto de receber ainda?

Cecilio Gomes disse...

Para Adriana Mires,

O seu caso é um pouco complexo, como servidor Público seu cadastro é PASEP, se privado é PIS, precisa ver se as empresas enviaram a RAIS corretamente.

O PIS de quem trabalhou em 2015 começará a ser pago a partir de 28.07.2016, veja neste BLOG o calendário numa postagem de 04.07.2016.

Primeiro veja se você se enquadra em todas as regras.

Enquadrando-se sugiro verificar em todos lugares que você trabalhou se eles enviaram a RAIS corretamente.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Precisa ver quando foi o aumento de seu salário, se em 2015 ou 2016.

O cálculo é efetuado pela média de salários recebidos/meses trabalhados.

Se seu aumento foi em 2016 não muda nada pois o PIS que será pago a partir de 28.07.2016 é relativo a RAIS de 2015.

Boa Sorte

meu amor minha filha cris disse...

boa noite cecílio gostaria de saber trabalhei em 2015 ate janeiro de 2016 e não recebi meu pis sendo que eu faço aniver em marco pois no meu pis consta um valor a pagar como abono salarial minha duvida e se esse dinheiro sai esse ano ou no outro em 2017

Cecilio Gomes disse...

Para Cris,

Se você trabalhou os 12 meses de 2015 e se enquadrar em todas as regras ( veja neste blog quais são ) e tendo direito ao pagamento do PIS 2016/2017, relativo a RAIS de 2015 inicia-se em 28.07.2016, veja neste Blog a postagem de 04.07.2016 com o calendário deste próximo período.

Boa Sorte

Alan Almeida disse...

BOA NOITE... ALGUÉM JÁ SABE INFORMAR QUAL O SIGNIFICADO DESSE ERRO QUE TA DANDO NA CONSULTA DO PIS PELO SITE DA CAIXA...ERRO ALLOC CPR3/R68U/WEBPSS13/PABD0609, agradeço!

Cecilio Gomes disse...

Para Alan Almeida,

Acredito que seja por atualização do sistema, possivelmente deverá regularizar quando iniciar o próximo período de pagamentos que está programado para o final deste mês.

Boa Sorte

Unknown disse...

Bom dia fui receber meu pis 2014 e nao deu certo sou do mes de maio ai foi retificado em abril de 2016 quando vou receber ontem saiu pus quem tem conta e não caiu vou espera até dia 28/07/2016 na conta cidadão se não consta que tenho que fazer ou só vai sair no mês do meu aniversário.

Cecilio Gomes disse...

Para Kenedy Kenedy,

Acho que só a Caixa ou o Ministério do Trabalho vai saber lhe informar.

Verifique se a empresa enviou certa a RAIS de 2015, para evitar acontecer o mesmo.

Boa Soret

Unknown disse...

A Raiz foi informada errada,então eu falei com o contador ele retificou agora em abril de 2016,no entanto não recebo are dia 30/06/2016 e já começou o pagamento do pis atual,minha dúvida é será que ainda vou receber, pois esse pis e de 2014 até hoje nunca recebi.

Eliane disse...

Bom dia Cecílio,

Tenho resgistro em carteira desde 2005, desde então não deixei de ter registro em nenhum ano e sempre recebi o pis, faço aniversario em agosto e agora esta constando que não há benefícios para este pis, poderia me ajudar casei há tres anois mas ainda não mudei os meus documentos, será que tem algum problema

Cecilio Gomes disse...

Para Kenedy Kenedy,

Se você enquadrar-se em todas as regras e tiver direito pode ser que vc ainda receba, o próximo período de pagamentos começa hoje, verifique neste BLOG uma postagem de 04.07 com o calendário completo.

Caso não seja liberado reclame na Caixa, se não resolver vá a uma delegacia do Ministério do Trabalho.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Eliane,

Pode ser que quando você consultou ainda não tenha sido liberado os dados do pr´ximo calendário.

Consulte hoje e amanhã, se não aparecer o crédito veja na empresa em que trabalha se os seus dados foram informados corretamente na RAIS que deve ter sido entregue em Março de 2016.

Boa Sorte

Unknown disse...

gostaria de saber se tenho direito de receber o pis trabalhei em 2015 de fevereiro á julho salario.1000 reais?

Cecilio Gomes disse...

Para Pablo Gamer,

Para te dieito ao PIS a pessoa precisa se enquadrar em algumas regras, veja quais são neste Blog nas postagens de 04.07.2016 e 21.07.2016 com os títulos: Calendário do PIS 2016/2017 - Pagamento Abono e Juros e Qual o valor do Abono Salarial? acesse no link: http://ceciliogomes.blogspot.com.br/

Lá tem as regras, valores do salário e o calendário de pagamentos para o período 2016/2017.

Boa Sorte

Ana Carolina disse...

Olá, em 2012 completei cinco anos de carteira assinada, saquei o meu pis normalmente, porém faz três anos que minha carteira não é assinada. Acreditava que tinha direito ao juros do pis, porém juros esse que nunca saquei nesses três anos que estou sem carteira assinada. A minha dúvida é, tenho direito ao juros ? Por que será que nunca consigo sacá-lo ?

Att. Ana Carolina

Cecilio Gomes disse...

Para Ana Carolina,

Para te direito ao Juros/Rendimentos do PIS a pessoa deve ter sido cadastrada no PIS anterior a Outubro de 1988, o que não é o seu caso.

Pelo que entendi vc foi cadastrada em 2007, correto? Portanto não tem direito ao Juros.

Boa Sorte

Unknown disse...

Lei 13.134/15 abono salarial valor proporcional ao tempo de serviço no ano-base é justo?
Antes do PT entrar no governo o trabalhador só precisaria trabalhar 30 dias consecutivos ou não para receber o valor do salário mínimo no ano seguinte. Agora com essa lei o trabalhador precisa trabalhar os 12 meses para ganhar. Vocês acham justo ou é só mais um motivo para esse governo corrupto roubar?

Cecilio Gomes disse...

Caro Thomaz Falcão Frota,

Talvez não seja justo, mas tinha um monte de pessoas trabalhando 1 ou 2 meses por ano e recebendo o mesmo que um que trabalhou os 12 meses, seria injusto para este?

Na verdade o Governo do PT em razão das falcatruas efetuadas estavam sem dinheiro em 2015 para pagar a todos e aproveitaram para editar esta lei.

Boa Sorte

Anônimo disse...

OLÁ CECILIO GOMES...
NÃO ESTOU CONSEGUINDO RECEBER MEU PIS ., POR MOTIVO DA RAIS.,
QUE A EMPRESA QUE TRABALHO NÃO ESTÁ LIBERANDO PARA CAIXA...
QUAL PROCEDIMENTO DEVO TOMAR ?
POIS ESTÃO NOS ENRROLANDO E O MEDO É DE FICAR SEM RECEBER ...

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo.

Esta empresa que você trabalha parece não ser correta, será que estão recolhendo os Impostos corretamente?

Sugiro vc insistir para que eles enviem a RAIS.

Em último caso analise se vale a pena acionar na Justiça do Trabalho

Boa Sorte

Everton Chaves disse...

Boa tarde Cecilio,
durante sou vendedor e minha comissão entra no meu contra-cheque, durante os 4 primeiros meses de 2015 somando o salario e a comissão ultrapassei os 2 salarios minimos, de maio em diante fiquei abaixo dos 2 salarios, não vou receber o pis por conta dos 4 primeiros meses!?

Cecilio Gomes disse...

Para Everton Chaves,

O normal é o cálculo ser efetuado pela média do meses trabalhados e salário recebido.

Se o cálculo for inferior a 2 salários vc poderá ter direito, se for superior não terá.

Peça na empresa a RAIS enviada em 2016 e confira se o cálculo está certo.

BOA Sorte

Henrique disse...

Nunca entendi direito essa questão do pis.
Te anos que recebo e outros não, vi esse artigo em outro site https://www.infolei.com.br/pis-como-consultar-e-receber-abono-juros-e-quotas-de-pis-na-caixa/
me pareceu completo mas não consegui entender, poderia me explicar como funciona direito isso?

Cecilio Gomes disse...

Para Henrique,

Este artigo é realmente bem completo, muito bom, um dos melhores que já vi, verifique em qual item está sua dúvida para que eu tente esclarecer.

Leia novamente se possível e passe-me qual é sua dúvida.

Boa Sorte

Anônimo disse...

A empresa enviou minha rais no campo pis errado com outro numero de pis não sendo o meu por isso não pegei neu abono esse ano pois faço aniversáio em setembro, foi feito uma retificação em outubro de 2016 consigo receber o abono ainda e quando sera.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

O prazo para pagamento é Junho de 2017

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa noite Cecílio Gomes

Sou sindica de um condomínio residencial e tínhamos um contador pelo período de novembro de 2014 a fevereiro de 2016, o qual foi dispensado e contratamos um novo contador.
Esse antigo contador declarou na "RAIS" de 2015, que os funcionários do condomínio só trabalharam 5 meses, sendo que o funcionário mais novo já trabalha conosco faz mais de 8 anos.
Resumindo os mesmos foram receber o PIS e só receberam proporcional. Entrei em contato com o antigo contador expondo os fatos, o mesmo disse que não pode mais fazer a RAIS retificadora porque não é mais nosso contador. Pergunto tem procedência essa informação? O nosso atual contador está nos pedindo uma taxa de R$ 1.500,00, para fazer a retificação da RAIS e não acho justo nós pagarmos por erro do antigo contador. Muitíssimo obrigada.

Cecilio Gomes disse...

Sra. Sindica,

O melhor é negociar com o antigo e com o atual, justo seria quem errou efetuar o pagamento desta taxa de correção.

Minha sugestão é negociar com os dois.

Boa Sorte

Guilherme disse...

Boa tarde!!
Sou cadastrado no PIS desde 2000 e nunca recebi o mesmo, devido a receber mais de dois salários, acontece que com a CRISE que passamos perdi meu emprego e arrumei um novo emprego com salario bem menor do que ganhava, assinei minha carteira em AGO/2016. Não tenho direito a receber o pis.

Att.

Cecilio Gomes disse...

Caro Guilherme,

Se a média dos salários recebidos em 2016 for inferior a 2 salários você terá direito, desde é claro que as empresas que você trabalhou em 2016 tenham efetuado a declaração na RAIS corretamente.

Boa Sorte

Unknown disse...

Boa noite, gostaria de saber se sabe me informar o significado deste erro que aparece quando vou tentar consultar o meu pis
ERRO ALLOC CPR3/R68U/WEBPSS13/PABD0609
Obrigada!

Cecilio Gomes disse...

Flavia Machado,

Não saberia lhe dizer, isto é erro que só a Caixa poderá lhe informar.

Desculpe, mas não tenho acesso a este tipo de erro.