Cecilio em Home Office

Cecilio em Home Office
Cecilio no Escritório

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS DO PIS 2012/2013

CAIXA INICIA PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS DO PIS A MAIS DE 40 MILHÕES DE TRABALHADORES

Brasilia, 16 de Julho de 2012

Beneficiários correntistas da CAIXA receberão o crédito na conta a partir de 24 de julho
A Caixa Econômica Federal inicia, na próxima terça-feira (24), o pagamento dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao calendário 2012/2013. São 17,9 milhões de trabalhadores com direito ao abono salarial, e mais de 27 milhões poderão sacar os rendimentos do PIS. Beneficiários que possuam conta no banco terão o valor creditado automaticamente, a partir de 24 de julho, em sua conta corrente ou poupança CAIXA, desde que a conta tenha o trabalhador como único titular.
As empresas conveniadas com o banco creditarão o benefício diretamente na folha de pagamento de julho e agosto de seus empregados. Mais de 27 mil empresas estão cadastradas, o que significa que aproximadamente 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS em seus contracheques.
Trabalhadores que não possuem conta na CAIXA e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir de 15 de agosto, nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui ou Agências da CAIXA. Os benefícios serão liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador:
NASCIDOS EM:
RECEBEM A PARTIR DE:
JULHO
15/08/2012
AGOSTO
22/08/2012
SETEMBRO
29/08/2012
OUTUBRO
12/09/2012
NOVEMBRO
19/09/2012
DEZEMBRO
26/09/2012
JANEIRO
09/10/2012
FEVEREIRO
17/10/2012
MARÇO
24/10/2012
ABRIL
13/11/2012
MAIO
21/11/2012
JUNHO
28/11/2012
 
Quem tem direito:
Ao Abono – Trabalhadores cadastrados no PIS ou PASEP até 2007 (cinco anos de cadatramento), que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com carteira de trabalho assinada por empresa, que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que tiveram seus dados informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2011.
Aos Rendimentos - Tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do Abono Salarial.
Ao Saldo da conta PIS - Atualmente é permitido o saque do saldo de quotas da conta PIS ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de AIDS ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular, como benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso e participante com idade igual ou superior a 70 anos.
Para saber se tem direito ao Abono Salarial ou aos Rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da CAIXA na internet, www.caixa.gov.br, escolhendo as abas “Você”, “Serviços Sociais”, “PIS”, “Consulta o Pagamento”, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2.
Ao ligar para o SAC da CAIXA, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS. Com este número, ele também poderá fazer a consulta eletrônica, pelo 0800 726 0101, 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

721 comentários:

1 – 200 de 721   Recentes›   Mais recentes»
Cecilio Gomes disse...

Quem tem direito procure receber dentro do calendário, caso não o faça este valõr retorna para o FAT e o beneficiário não o receberá.

djedsonincomparavel.blogspot.com disse...

OLA TENHO 10 ANOS DE CARTEIRA E NAO GANHO DOIS SALARIOS ;A EMPRESA QUE EU TRABALHEI EM 2011 NAO ENVIOU A RAIS... LIGUEI PARA A CONTABILIDADE ELES DISERAM QUE ENVIARAM EM MARÇO DE 2011 LIGUEI PRA CAIXA ELES DIZEM QUE NAO EXISTE RAIS TO NUM EMPURRA EMPURRA O QUE DEVO FAZER ABRAÇOS

Cecilio Gomes disse...

Para DJEdson,

O Ideal é vocvê pedir uma cópia da RAIS na empresa com protocolo de entrega.
Normalmente depois que é entregue demora em torno de 120 a 150 dias para ser processada.
Com a cópia você poderá acompanhar e cobrar.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa Tarde Cecílio! meu nome é Angela e estou com uma dúvida, no meu caso também ocorre que em consulta a CAIXA, descobri que este ano não etria direito ao abono, pois alguma das empresas que declararam a RAIS, a declararm como seu eu tivesse recebido mais que a média salarial de dois salários Mínimos, o que não é verdade, e que neste caso eu deveria procurar as empresas e pedir para que verificassem se foi declarado corretamente, entrei em contato com as empresas, as quais são duas, em uma delas ouve um erro, em uma pediram para que eu retornasse após o dia 10/08/2012 com a carteira de trabalho para verificarem a RAIS e se tiver ocorrido erro, estarem vendo como fazer para retificar, na outra que iriam verificar com o escritório e me dar o retorno também até o dia 10/08. A dúvida é a seguinte: Há prazo para as empresas retificarem este erro? Se sim, Sabe informar até quando eles podem retificar?...engraçado como pobre tem uma sorte!!!! né ...obrigada de antemão.

Cecilio Gomes disse...

Para Angela,

Ainda há tempo para as empresas efetuarem a correção, isto é muito comum, não deveria ocorrer, mas o nível de pessoal nas empresas está muito fraco.
É só eles enviarem a RAIS retificadora, peça para eles lhe cederem uma cópia onde conste o protocolo de entrega e vá acompanhando.
Nos anos anteriores o crédito era liberado normalmente após 120 dias da entrega.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Ola amigo boa noite! A empresa em q trabalhei o ano passado nao mandou a rais. E a empresa sumiu do mapa. O que devo fazer agora para consegui receber o pis. Desde de ja te agradeço.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a empresa sumiu e não recolheu e declarou os impsotos, bem como a RAIS, a única solução de vc diminiur seu prejuízo é entrar na Justiça do Trabalho pleiteando todos seus direitos contra os sócios da empresa.
Boa Sorte

Eliezer disse...

Olá Cecílo! Quando me aposentei em 2007 saquei as cotas do PIS. Porém, voltei a trabalhar em 2007 com carteira assinada. Tenho direiro ao PIS? abraços

Cecilio Gomes disse...

Para Eliezer,

Desde que cumpra todas as regras será possível, verifique neste blog, PIS - Quem tem Direito a Receber.

Boa Sorte

Pow disse...

Boa tarde Cecilio!
A empresa em que trabalhei ano passado, estava com a responsável do RH em licença maternidade e entregaram atrasado a RAIS para a CEF, prazo era março, enviaram no início de Maio, dia 7 para ser exato.
Com isso fiquei prejudicado, pois não constam dados para pagamento no sistema da Caixa. Segundo informaram, quando a remessa é tardia, o benefício só é creditado ao final do ano. Sou correntista na Cef.
Essa informação é correta!? Ainda receberei o benefício ou ficarei ainda mais prejudicado por esse erro da empresa!?
Abraços

Cecilio Gomes disse...

Para Pow,

A informação é correta de que você ainda receberá neste período de pagamento, pode até ser antes do prazo que te falaram, como vc tem conta na CAIXA vá checando períodicamente se o crédito é efetuado.
Boa Sorte

Pow disse...

Obrigado Cecilio!
Vou estar verificando com regularidade.
Abraços

Pow

Anônimo disse...

Gostaria de saber se qualquer contador pode fazer as correções da RAIS da empresa em que trabalhei, visto que esta faliu.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Para entrega e correção da RAIS precisa ser pessoa autorizada, no casa da emrpesa ter falido, mas tenha recolhido os impostos é possível conseguir via judicial, em todo caso consulte uma delegacia do MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO.

Anônimo disse...

Bom Dia Cecílio,

A empresa em e eu trabalhava foi vendida e não declarou a RAIS. Dessa forma, não recebi o PIS. Caso o antigo responsável pela empresa declare o RAIS, há alguma possibilidade de receber?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se a empresa entregar a RAIS ainda este ano é possível vc receber caso tenha direito ainda neste período de pagamentos que irá até JUNHO/2013.

Bos Sorte

Samantha disse...

Boa tarde,
Fui sacar meu PIS hoje na caixa e fui informada que não tinha direito, entrei em contato e me informaram que a ultima empresa em que trabalhei não entregou o RAIS ano passado, entrei em contato com a contadora e tive a seguinte resposta: - Infelizmente não poderei lhe ajudar, nos não somos mais contadores da NSA há quase dois anos e não sabemos nada com relação a documentos da empresa, não temos nem mais contato por telefones com eles, você deve ir ao ministério do trabalho para ver se enviaram ou ir na empresa procurar saber o que esta acontecendo. A Empresa mudou de nome e eu não sei como proceder. Grata!

Samantha disse...

30 omagBoa tarde,
Fui sacar meu PIS hoje na caixa e fui informada que não tinha direito, entrei em contato e me informaram que a ultima empresa em que trabalhei não entregou o RAIS ano passado, entrei em contato com a contadora e tive a seguinte resposta: - Infelizmente não poderei lhe ajudar, nos não somos mais contadores da NSA há quase dois anos e não sabemos nada com relação a documentos da empresa, não temos nem mais contato por telefones com eles, você deve ir ao ministério do trabalho para ver se enviaram ou ir na empresa procurar saber o que esta acontecendo. A Empresa mudou de nome e eu não sei como proceder. Grata!

Samantha disse...

Boa tarde,
Fui sacar meu PIS hoje na caixa e fui informada que não tinha direito, entrei em contato e me informaram que a ultima empresa em que trabalhei não entregou o RAIS ano passado, entrei em contato com a contadora e tive a seguinte resposta: - Infelizmente não poderei lhe ajudar, nos não somos mais contadores da NSA há quase dois anos e não sabemos nada com relação a documentos da empresa, não temos nem mais contato por telefones com eles, você deve ir ao ministério do trabalho para ver se enviaram ou ir na empresa procurar saber o que esta acontecendo. A Empresa mudou de nome e eu não sei como proceder. Grata!

Samantha disse...

Boa tarde,
Fui sacar meu PIS hoje na caixa e fui informada que não tinha direito, entrei em contato e me informaram que a ultima empresa em que trabalhei não entregou o RAIS ano passado, entrei em contato com a contadora e tive a seguinte resposta: - Infelizmente não poderei lhe ajudar, nos não somos mais contadores da NSA há quase dois anos e não sabemos nada com relação a documentos da empresa, não temos nem mais contato por telefones com eles, você deve ir ao ministério do trabalho para ver se enviaram ou ir na empresa procurar saber o que esta acontecendo. A Empresa mudou de nome e eu não sei como proceder. Grata!

Cecilio Gomes disse...

Para Samantha

Quem te instruiu o fez corretamente, se a empresa mudou e vc não sabe para onde a melhor maneira de localizar é via Ministério, junte seus documentos e leve a uma delegacia do Ministério.

Boa Sorte

djedsonincomparavel.blogspot.com disse...

ola cecilio sabes me responder quando iram receber o abono salarial das pessoas que enviaram rais em atraso abraços

Cecilio Gomes disse...

Para djedson

Tem demorado em torno de 120 dias após a entrega.

Anônimo disse...

Bom Dia Cecílio,

A caixa me informou que tenho 2 número de PIS. Tenho todos os requisitos para receber o dinheiro mas a minha antiga empresa declarou a RAIS no número errado. O que faço?

Grata

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Peça para a empresa efetuar a correção com uma nova RAIS.

Depois de entregue o pedido de correção em torno de 120 dias deverá ocorrer a liberação.

Boa Sorte

Aline Carla disse...

Cecilio Boa tarde!!!Meu nome é Aline,e trabalhei durante 2 anos em uma empresa bem desorganizada.Em janeiro desse ano saí desta empresa e a nova secretária não cobrou o escritório de contabilidade para que declarasse a Rais(até mesmo porque isso não é obrigação dela,o contador q deveria ter feito o serviço dele).
Resumindo, a Rais não foi declarada e o meu pis não foi depositado,deveria ter recebido dia 17/10,segundo calendário da Caixa.Liguei na Caixa pra saber e o atendente disse que deveria ser feito a retificação até dia 31/10 para que eu pudesse receber dia 04/12.Informei a empresa que ficou de ver com o contador...moral da historia:mais uma vez não foi feita a retificação,liguei na Caixa novamente e fui informada que ainda é possivel fazer a retificação mas que somente irei receber o beneficio no próximo exercicio,ou seja em outubro de 2013.Me ajude Cecilio,o que eu devo fazer??denunciar no Ministério do Trabalho ou procurar um advogado e abrir um processo contra a empresa??Pq não é justo eu ser prejudicada por imcompetencia deles não é??
Muito obrigada,um abração!!Aline-Taubaté-SP

Cecilio Gomes disse...

Para Aline Carla, Taubaté - SP

Infelizmente isto não é raro, ocorre com muita frequencia, erro ou incompetencia de todas as partes.
Fale novamente com a empresa peça para eles efetuarem a declaração, acredito que os demais funcionários da empresa também estão com o mesmo problema.
Caso eles entreguem peça uma cópia da RAIS onde constre seu nome, se eles entregarem ainda este mes é possível que até uns 120 dias lhe seja creditado, o calendário de pagamentos irá até Junho/2013.
Caso eles não o façam acho que vc deve analisar o custo benefício e acioná-los via judicial se for de seu agrado.
Boa Sorte

SandroDiCanoas disse...

Ola Cecilio trabalhei em uma empresa por 1 ano e meio, fui demitido em abril deste ano... Ao verificar a data de recebimento do PIS o mesmo ia ocorrer no mês de outubro, mas não ocorreu, alguns outros funcionário me informaram que a própria empresa reteve o PIS de todos, na data de hoje procurei o ministério do trabalho e eles me deram a informação de que a Empresa não entregou a Rais ainda, como posso proceder? Grato

Cecilio Gomes disse...

Para SandroDiCanoas,

Sandro, entre em contato com a empresa e peça para eles entregarem a RAIS, mesmo com atraso ela pode ser recebida.
Após a entrega peça uma cópia onde cosnte seu nome, aguarde em torno de 120 dias que é possível que seja liberado o seu pagamento, só que eles tem que entregar aina em Novembro para que isto ocorra.
Caso não de resultado, vc só poderá ser ressarcido via judicial, veja então se compensa o custo beneficio.
Boa Sorte

PedroRogger disse...

Caro Célio, me chamo Pedro e trabalhei em duas empresas no ano de 2011, na primeira em até julho e a segunda fui admitido no dia 19/12/2011.
No ano passado recebi meu PIS normalmente, e este ano aconteceria da mesma forma, inclusive pelo site constava o meu pagamento, porem, no dia de hoje, quando fui sacar o beneficil, fui surpreendido por constar que não tinha o pagamento.
Entrei em contato com a Caixa Economica Federal, e me informaram que a RAIS tinha sido passada com atrazo.
Gostaria de saber se ainda vou receber meu beneficil deste ano. e o que eu deveria fazer para acelerar este processo.

PedroRogger disse...

Caro Célio, me chamo Pedro e trabalhei em duas empresas no ano de 2011, na primeira em até julho e a segunda fui admitido no dia 19/12/2011.
No ano passado recebi meu PIS normalmente, e este ano aconteceria da mesma forma, inclusive pelo site constava o meu pagamento, porem, no dia de hoje, quando fui sacar o beneficil, fui surpreendido por constar que não tinha o pagamento.
Entrei em contato com a Caixa Economica Federal, e me informaram que a RAIS tinha sido passada com atrazo.
Gostaria de saber se ainda vou receber meu beneficil deste ano. e o que eu deveria fazer para acelerar este processo.

Cecilio Gomes disse...

Para Pedro Roger,

Nos anos anteriores quando a RAIS era entregue com atraso para não prejudicar o trabalhador tanto o Ministério como a Caixa procuravam liberar os pagamentos ainda no calendário de pagamento vigente.
O deste ano irá até Junho/2013, tudo indica que você receberá ainda dentro deste período,a liberação demorava em torno de 120 dias ápós a entrega da RAIS.
Boa Sorte

Porto de Sauípe - Bahia disse...

Bom dia,
Sou trabalhador da empresa destacada acima (07224103000184 - UHT - INVESTPARTIC E EMPR HOTELEIROS LTDA) , e a mesmo por algum motivo perdeu o Backup de dados da máquina, Eu possui 3 número de PIS e que nesse caso foi unificado para um único número, a empresa que eu trabalho teve que encaminhar A RDT para que podasse fazer a retificação referente ao número de PIS ( A mesmo estava depositando o PIS em um número anterior foi unificado para o número mais antigo que na verdade nunca foi usado por nenhuma das duas empresas que eu trabalhei até o momento)
A situação é que A atendente da Caixa Informou que a empresa na qual Eu tive vinculo em 2011 deveria enviar um uma retificação da RAIS do ano Base de 2011 para que assim normalizasse a situação
Como falei anteriormente a mesmo por algum motivo perdeu o Backup da Máquina que Realizava esse processo, e ao fazer consultoria com uma empresa, A empresa de consultoria orientou que seria "arriscado" fazer esse processo sendo que poderia comprometer os dados de quase 600 funcionário da empresa
Gostaria de saber como proceder para que eu possa estar normalizado a situação e assim ter direito ao Abono e que não possa mais ocorrer a mesma situação?
Eu já tenho direito ao Valor do Abono do PIS porém nessa circunstância fica complicado,
Preciso muito de uma solução

Cecilio Gomes disse...

Para Mundo R

Difícil esta situação, acredito que a empresa deva ter uma cópia em papel da RAIS entregue, peça uma cópia de todos documentos e dirija-se a uma Delegacia do Ministério do Trabalho, é o melhor local para te dar uma sugestão para solucionar.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Bom dia!

Cecilio a empresa que trabalhei entregou a RAIS porem não informou meus dados na mesma, dia 06/12/2012 eles retificaram a Rais informando meus dados, a data para saque do meu abono começou em 21/11/2012 você acredita que com essa retificação ainda vou conseguir receber o abono??

Obrigado!

Anônimo disse...

Bom dia!

Cecilio a empresa que trabalhei entregou a RAIS porem não informou meus dados na mesma, dia 06/12/2012 eles retificaram a Rais informando meus dados, a data para saque do meu abono começou em 21/11/2012 você acredita que com essa retificação ainda vou conseguir receber o abono??

Obrigado!

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Sim, acredito que ainda dará tempo de você receber neste período de pagamento que irá até JUNHO/2013.

Boa Sorte

Cinthia disse...

Trabalho num consultorio de fisioterapia,acupuntura e odontologia mas fui registrada por uma pessoa fisica por esse motivo nao consigo sacar meu pis. Tem alguma maneira de os doutores me pagarem por fora ou algum modo que eles possam fazer a caixa me pagar???

Cecilio Gomes disse...

Para Cinthia,

Legalemnte não, você só poderá conseguir falando com seu patrão e negociar.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Ola vc poderia me tirar uma duvida?
Saquei meu pis em junho de 2012 referente ao ano de 2011,mais voltei a trabalhar em setembro de 2012 novamente tenho direito a sacar meu pis quando novamente?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você trabalhou em 2012 mais de 30 dias você deverá receber no próximo período de pagamentos que deverá começar a partir de Julho de 2013

Unknown disse...

Boa noite Sr. Cecilio !!!
Meu nome é Rogério e gostaria de saber como proceder na seguinte situação.
Me dirigi até uma agência da CAIXA e pedi para que consultassem meu saldo acumulado, referente às cotas de participação do PIS/PASEP e a informação que me passaram foi a seguinte:
ESTOU VENDO SEU REGISTRO(1979)AQUI NA TELA DO COMPUTADOR, MAS SEU SALDO ESTÁ ZERADO...
Pois bem, meu primeiro registro em carteira foi uma empresa multinacional de grande porte durante 11 anos, no período de 09/1979 a 06/1990, ou seja, ao meu ver tenho direito às quotas.
O senhor acha possível que o caminho das pedras seria eu conseguir obter informações sobre a RAIS desse período junto ao Ministério do Trabalho?
Ou existe outra forma que o senhor poderia me sugerir?
Será que terei de entrar judicialmente para reaver este direito?
Aliás gostaria de saber se já acompanhou caso semelhante em sua vida profissional.
Muito obrigado pela ajuda.

Cecilio Gomes disse...

Para Rogério Fachin,

Se você não sacou as cotas por qualquer motivo você deveria te-las em sua conta, você tem recebido algum valor do PIS ( juros ou abono? ) caso receba juros certamente você tem cotas pois os juros são pagos sobre as mesmas.
Acho que a consulta efetuada pela CAIXA foi errada.
Caso você tenha o Cartão Cidadão faça um cadastro no site da Caixa para acesso a suas contas e com sua senha você tem acesso aos seus dados, talvez a partir dai vc consiga ter idéia real do que fazer.
Boa Sorte

Unknown disse...

Bom dia Cecilio !!!
É o Rogério novamente, complementando, tenho a dizer que NUNCA recebi nada em relação ao PIS/PASEP (juros ou abono).
Em relação aos depósitos efetuados pela empresa (RAIS), acredito que tenha acontecido algum tipo de erro, ou no banco. Cabe lembrar que fui cadastrado no PIS/PASEP pelo então BANCO LAR BRASILEIRO, administrado pelo Chase Manhattan, hoje JP Morgan.
Na CAIXA não tem nenhum registro, inclusive formalizaram um processo interno na própria CAIXA, para tentar reaver o saldo por intermédio de análise em Baurú.
Mais uma vez, muito obrigado.

Abraço,

Cecilio Gomes disse...

Caro Rogerio Fachin,

Tudo indica que foi erro de cadastro do PIS.

Se as empresas idôneas que você trabalha ou trabalhou recolheram e seu nome constou na RAIS este crédito foi para algum lugar, resta descobrir onde, certo?

Tem casos de duplicidade, crédito em um e zerado em outros, o ideal é aguardar uma posição da CAIXA sobre este levantamento que eles estão fazendo, caso seja negativo aí sim você deverá juntar sua documentação se possível com cópias das últimas 5 RAIS e dirigir-se ao Ministério, boa sorte.

ALESSANDRA SIQUEIRA disse...

BOA TARDE! A EMPRESA EM QUE TRABALHEI NO ANO DE 2011 NÃO ENVIOU A RAIS P O MT, POR ISSO NÃO RECEBI O ABONO, S´QUE JÁ LIGUEI VÁRIAS VEZES DE AGOSTO DE 2012 ATÉ AGORA E A EMPRESA SE NEGA A ENVIAR, ANTS FALAVA QUE IRIA ENVIAR E AGORANÃ ATENDE MAIS MEUS TELEFONEMAS E QDO VOU ATÉ EMPRESA DIZ Q NÃO PODE ME ATENDER. O QE EU FAÇO? PROCUREI UM ADVOGADO E ELE DISE QUE A EMPRESA NÃO QUIS FALAR COM ELE. ENTÃO ELE ME DISSE QUE NÃO POD FAR NADA. ESTOU SEM SAÍDA, POIS NÃO QURO PERDER O QUE É MEU DE DIREITO. DESDE JÁ AGRADEÇO.

alessandra siqueira disse...

BOA TARDE! A EMPRESA EM QUE TRABALHEI NO ANO DE 2011 NÃO ENVIOU A RAIS P O MT, POR ISSO NÃO RECEBI O ABONO, S´QUE JÁ LIGUEI VÁRIAS VEZES DE AGOSTO DE 2012 ATÉ AGORA E A EMPRESA SE NEGA A ENVIAR, ANTS FALAVA QUE IRIA ENVIAR E AGORANÃ ATENDE MAIS MEUS TELEFONEMAS E QDO VOU ATÉ EMPRESA DIZ Q NÃO PODE ME ATENDER. O QE EU FAÇO? PROCUREI UM ADVOGADO E ELE DISE QUE A EMPRESA NÃO QUIS FALAR COM ELE. ENTÃO ELE ME DISSE QUE NÃO POD FAR NADA. ESTOU SEM SAÍDA, POIS NÃO QURO PERDER O QUE É MEU DE DIREITO. DESDE JÁ AGRADEÇO.

Cecilio Gomes disse...

Para Alessandra Siqueira,

Neste caso você deve ir diretamente a uam delegacia do MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO.

Vá até ónde necessitar para valer os seus direitos.

Se a empresa errou com você possivelmente está errando com outros.

Boa Sorte

Cecilio Gomes disse...

Para Alessandra Siqueira,

A empresa para comprovar que enviou pode e deve lhe fornecer uma cópia para com ela vc reclamar na CEF ou no MTE.

Boa Sorte.

Anônimo disse...

Olá, sou servidor público municipal há 7 anos.Deu erro na RAIS referente a 2011/2012 e a prefeitura teve que fazer uma retificação(inclusive tenho cópia dela)no mês de agosto de 2012, no entanto, quando ligo para o Banco do Brasil para ver se tenho saldo do PASEP eles dizem que a prefeitura não informou a RAIS.Nesse caso como devo proceder?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Certamente a correção ainda não chegou ao Banco do Brasil, continue insistindo.

Boa Sorte

Anônimo disse...

bom dia!minha situação é complicada mas vou tentar explicar.
em 2007 trabalhei no censo para o ibge e me criaram uma inscrição pasep mas eu não sabia. em 2009 assinei minha carteira pela primeira vez em empresa privada e estou trabalhando até hoje. esta empresa privada não sei porque me criou 3 nº de pis. a caixa me informou que estes três nº de pis foram convertidos para o mesmo nº do pasep, mas disseram que esta ativado como pis só que com todas as informações da criação do pasep ou seja em 2011 completei cinco anos de incrição mas minhas rais ano base 2010 e 2011 foram informadas em um dos tres nºs do pis antigo. gostaria de saber se tenho direito ao pis.

Anônimo disse...

sr. cecilio por favor me responda lhe enviei um comentario agorinha sobre os 3 nºs de pis convertidos para o mesmo nº de pasep.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Direito você tem, o que precisa é fazer um levantamento e comprovar tudo isto, sugiro você dirigir-se a uma delegacia do Ministério do Trabalho munido dos documentos e se possível com todos os números dos cadastros antigos, ( PASEP e PIS ).

Anônimo disse...

ir na delegacia de trabahlo resolve a liberação do pis?sr. cecilio, só quero saber como faço para liberar o pis, para mim é o que importa

marci disse...

e então sr. cecilio, o sr. pode por favor me explicar como faço para receber meus abonos como resolvo esta situação?

marci disse...

e então sr. cecilio, o sr. pode por favor me explicar como faço para receber meus abonos como resolvo esta situação?

marci disse...

por favor responda preciso entender como proceder.

Anônimo disse...

tenho um numero de inscrição no pasep de 2007 mas a empresa em que trabalho atualmente que é privada me criou uma nova inscriçao no pis,como faço para receber o pis se minhas rais foram informadas neste novo numero e a data de cadastramento deste é de 2009?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

No caso de 2 cadastros ( PIS e PASEP ) você deve pedir a unificação das informações.

Anônimo disse...

oi sou eu denovo.como e onde faço essa unificação de informações?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,
Ref: UNIFICAÇÃO PIS/PASEP

O número de inscrição no PIS/PASEP é único, por se tratar de um mesmo sistema. Se você foi cadastrada primeiramente no PIS, pelo exercício de emprego na iniciativa privada, e depois foi cadastrada no PASEP, em decorrência de posse/exercício em cargo/emprego público, OU VICE VERSA, você deverá se dirigir à Caixa Econômica Federal de posse dos dois comprovantes de inscrição e solicitar a unificação das mesmas.
Após tal providência e de posse do número definitivo, dirija-se ao Setor de Pessoal do òrgão em que trabalha para, se necessário, proceder as retificações.
Atenciosamente,
Boa Sorte

Anônimo disse...

oi sou eu denovo. minha data de incrição no pasep convertido para pis atualmente é 01/01/2007 ou seja em 01/01/2012 fiz cinco anos de inscrição correto? meu aniversario é em janeiro. a pergunta é a seguinte: em 2012 eu tive direito de receber o abono do pis? e após fazer essas retificações receberei o pis de 2012 que não recebi mais o pis deste ano?

PatyMolari disse...

Bom dia

Tenho uma dúvida meu marido trabalha a 7 anos em uma mesma empresa e nunca recebeu juros e nem o pis em sim queria saber se ele tem direito a algo?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Vejamos: Se você completou 5 anos em 2012 só receberá o abono a partir de 2013.

Funciona assim: Em 2012 foram entregues as RAIS relativo ao ano de 2011, portanto vc ainda não tinha 5 anos de cadastro.

Em 2013 até 08.03.2013 as empresas tem que entregar as RAIS relativo a 2012, ano que vc completou os 5 anos, portanto vc deverá receber a partir do próximo exercício que se inicia entre Julho ( para quem tem conta na Caixa ) e Agosto para os demais, na época sairá um novo calendário de acordo com a data de nascimento.

Boa Sorte

Anônimo disse...

muito obrigado por sua ajuda, Deus te abençoe. tenha uma boa tarde.

Luluzinha!!! disse...

Boa tarde Cecilio, meu nome é Lucimar e no ano de 2012 quando fui receber meu PIS me disseram que eu não tinha direito pois minha renda ultrapassava 2 salarios minimos o que nunca foi verdade e para piorar a situação estou em tratamento de CANCER de MAMA estou afastada pelo INSS e recebendo menos que a metade do meu salario, o que eu devo fazer sobre isso? Aguardo retorno.

Cecilio Gomes disse...

Para Lucimar / Luluzinha

Se você não recebeu em média 2 salãrios minimos em 2011 alguma coisa pode estar errada na RAIS que a empresa declarou em 2012.
Peça para a empresa verificar e efetuar a correção com urgencia, pode ser que ainda dê tempo você receber até JUNHO/2013 acho difícil, mas vale a tentativa pela sua necessidade.
Boa Sorte.

Hailton disse...

Queria tirar uma duvida, fui pessoalmente na CEF procurar saber o numero do meu pis , la fui informado que a empresa nao cadastrou meu pis e me deram um numero dizendo que era o NIS sendo que este é meu primeiro emprego ai fiquei na duvida sera que ela nao me declarou na rais ou realmente ela nao cadastrou meu pis eu ja tenho 4 anos nessa empresa

Hailton disse...

Boa noite
Fui pessoalmente na CEF obter informaçao a respeito do numero do meu pis , so que fui informado que a empresa nao cadastrou meu pis e me deram um numero e disseram que ainda é o NIS ai fiquei na duvida será que nao me declararam na rais ou realmente nao cadastraram meu pis ,sendo que este é meu primeiro emprego este ano faz 5 anos que trabalho nela.

Cecilio Gomes disse...

Para Hailton Martins,

A empresa pode não ter te declarado, para tirar qualquer dúvida peça na empresa as cópias das RAIS de todos os anos para comprovar o seu cadastro e que você entrou nas mesmas.
Caso não tenha sido relacionado peça para que eles façam a correção de todas as RAIS isto é possível fazer pela Internet no site da RAIS.
Boa Sorte.

Anônimo disse...

Boa tarde Cecilio,

A empresa que eu trabalhei em 2011 entregou a RAIS atrasada no dia 21/11/2012, entrei em contato por telefone com a CAIXA e eles me disseram que agora eu vou receber somente a partir de JULHO, sendo assim receberei os dois abonos de uma vez... Está correta essa informação que a atendente me passou? Pois me falaram se eu não sacar ate dia 28 de Junho eu perco o abono de 2011 a 2012.

Anônimo disse...

Boa tarde Cecilio,

A empresa que eu trabalhei em 2011 declarou a RAIS atrasada em 29/11/12, entrei em contato por telefone com a caixa e uma atendente me disse que eu iria receber o abono a partir de JULHO de 2013, sendo assim receberia os 2 abonos de uma vez, essa informação esta correta? Pois ouvi falar que se eu não sacar ate 28 de Junho eu perco o abono.

Eder disse...

Boa tarde Cecilio,

A empresa que eu trabalhei em 2011 declarou a RAIS atrasada em 29/11/12, entrei em contato por telefone com a caixa e uma atendente me disse que eu iria receber o abono a partir de JULHO de 2013, sendo assim receberia os 2 abonos de uma vez, essa informação esta correta? Pois ouvi falar que se eu não sacar ate 28 de Junho eu perco o abono.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Quem não sacar o abono ou juros que estiverem disponíveis até 28.06.2013 perdem o direito de sacar o atual.
No seu caso o seu não está disponível, acredito que a informação da Caixa esteja correta.
A declaração da RAIS ano base 2012 deveria ter sido feita até 08.03.2013, será que a empresa que você trabalha efetuou a entrega?
Boa Sorte

João Paulo disse...

Olá Cecilio. Minha rais referente ao ano de 2011, só agora recebi uma cópia do protocolo de entrega. Foi feita uma ratificação e entregue via internet dia 14/03/2013. Por conta disso não consigo sacar meu abono salaria que recebo desde 2007. Será que ainda consigo receber o abono salarial. Como devo proceder nessa situação?Obrigado

Cecilio Gomes disse...

Para João Paulo,

Puxa, que mancada da empresa que que você trabalha, precisa ver também se eles entregaram certo a de 2012, o prazo era 08.03.2013.
Caso vc tenha direito receberá, talvez não de tempo receber antes de Junho, pode ficar para o próximo período de pagamento.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Bom Dia Sr. Cecilio, fui cadastrada no PIS no ano de 2.008, quando ligo ou entro na site da Caixa Economica, deizem que não existe PIS ( Abono Salarial) para meu numero de PIS.
Por que???
Meu ano de nascimento é Dezembro??

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se o seu cadastro no PIS foi efetuado em 2008 e as regras são para 5 anos de cadastro, isto quer dizer que vc fará 5 anos de cadastro em 2013.
Agora está sendo pago o abono relativo a RAIS 2011/2012 quer dizer que o seu será liberado no próximo período de pagamento ( 2012/2013 ) que deverá se inciar em Agosto / 2013.
Boa sorte

Anônimo disse...

Olá!Meu nome é Francine. A empresa em que trabalho mandou as minhas informações erradas através da RAIZ, por essa razão quando fui receber meu abono salarial em outubro de 2012 (conforme calendário) não havia nada. Eles fizeram a retificação mas estamos em março e eu ainda não recebi. Sempre tive um nº de PIS mas fui funcionária pública nomeada e passei a ter PASEP. A CAIXA diz que mesmo trabalhando em empresa privada hoje, vou ter sempre PASEP, isso procede? O que devo fazer pra receber meu abono?

Cecilio Gomes disse...

Olá Francine,

É uma pena, mas este tipo de erro é muito comum, tenho recebido inúmeros comunicados/reclamações de trabalhadores informando erros das empresas ou empresas de contabilidade.
Normalmente demora de 4 a 6 meses para a retificação ser processada, talvez ainda de tempo de vc receber neste período de pagamentos que vai até Junho/2013
Quanto a PIS/PASEP a Caixa de passou a informação correta, o número permanece o mesmo qdo vc migra da iniciativa privada para a pública ou vice versa.
Muda-se apenas o administrador do Fundo ( Banco do Brasil ou Caixa ).
As empresas tiveram que enviar a última RAIS até 08.03.2013 é bom vc ver se a empresa enviou os seus dados corretamente neste ano, assim vc certamente receberá no próximo período de pagamento.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá Cecílio bom dia! trabalhei em uma empresa em 2011 e não declararam minha rais,perdi o pis de 2012 ,apos isso procurei a empresa varias vezes e eles disseram que iam pedir ao contador que fizesse a declaração, mas até hoje faço consuta pelo site da caixa e não consta nenhum dado do exercicio 2011; o que faço ?

ricardo disse...

Olá Cecílio bom dia! trabalhei em uma empresa em 2011 e não declararam minha rais,perdi o pis de 2012 ,apos isso procurei a empresa varias vezes e eles disseram que iam pedir ao contador que fizesse a declaração, mas até hoje faço consuta pelo site da caixa e não consta nenhum dado do exercicio 2011; o que faço ?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

- Primeiro confirmes se a empresa ou o contador efetuou a correção incluindo seu nome na RAIS de 2011.
- Se eles fizeram isto peça uma cópia da RAIS com seu nome, se fizer mais de 120 dias da correção pode ser que esteja para sair, caso negativo vc só receberá no próximo período de pagamento.
Boa Sorte

Davi Silva disse...

oi cecilio, cara eu to com um problema pra resolver...comecei e trabalhar em 2004 como menor aprendiz, em 2008 assinei como profissional, sempre ganhando menos que dois salarios minimos, em 2009 que fui fazer meu cartão cidadão para poder sacar o abono pois havia fechado 5 anos (2004 á 2009) só que veio um numero difernte do pis que eu tinha na CTPS, tentei unir mas a CEF me disse que a empresa deveria fazer um RDT e a empresa fez mas apenas comecei a receber os depositos do FGTS no pis novo e até agora 2013 não consegui sacar um sequer abono que pelos meus calculos deveria começar a receber desde 2009 não to certo? tem como unir os dois para ter direito a sacar o abono? e os que não consegui sacar vão ser ressarcidos? ou só vou poder sacar o abono em 2014, apartir do novo numero de pis? ajuda ai..valeu

Cecilio Gomes disse...

Para Davi Silva,

Meu caro, isto ocorre com uma frequencia maior do que deveria.
Pelas informações que tenho é de que após a unificação dos números ( na verdade é uma transferencia de dados de um para o outro )o pagametno é efetuado se de direito no exercício seguinte.
Boa Sorte

Unknown disse...

Ola,boa tarde Cecílio..
assim como os outros comentários,também estou tendo dificuldade com o pis.
Trabalhei no ano de 2008 em uma empresa,foi a primeira assinatura em minha carteira.. logo após no ano de 2009 entrei em outra empresa,onde trabalhei até marco desse ano 2013.onde completo 5 anos de carteira assinada.Fui a caixa me informar sobre o calendário e fui informada d que não tenho direito nesse ano pois a primeira empresa q trabalhei não enviou a tais..
O q devo fazer,já q sei q tenho direito afinal minha carteira foi assinada em 2008.
A empresa pode enviar essa rais depois de cinco anos? E pelo q li nos comentários anteriores,todo ano as empresas precisam enviar essa rais..e devo sempre questionar a empresa

Unknown disse...

Minha data de aniversário é 13.10
Agradeço desde já...

Cecilio Gomes disse...

Para Karol Silva,

No seu caso temos a seguinte diferença:
- Se você completa 5 anos do primeiro registro em março de 2013 isto quer dizer que quando iniciou-se este período de pagamentos você ainda não tinha 5 anos completos, visto que este período de pagamentos refere-se a RAIS de 2011 entregue em 2012.
- No seu caso a RAIS de 2012 deve ter sido entregue este ano e o período de pagamentos desta RAIS se dará a partir de JULHO/AGOSTO de 2013.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde esto com muitas duvidas pois trabalhei um ano em uma empresa do período de setembro a setembro de 2012 so que eles so assinaram a minha carteira em janeiro de 2012 com um cargo de vendedora mas na vedade eu era designer gráfico so que a contadora quiz ageitar depois e acabou rasurando minha carteira e tambem a data de admissão pra setembro pois eu havia reclamadoe logo que ela fez a lteraçao correta me deu o meu aviso prévio so que ela disse que como eu estava saindo em setembro ela estava a enviar oa raissa pra caixa e eu ia receber meu Pis atrasado so que ate hoje nunca recebi ja fui na caixa e eles disseram que nao costava nada e que era pra mim proucurar o ministério do trabalho e assim fiz fui la e acabaram me informando que a empresa nao enviou a rai e mandaram eu proucura a empresa pra me dar um comprovante da rais ou proucura a trt e fazer uma reclamaçao trabalhista mais o que vc acha que devo fazer para receber mais rápido o meu Pis?

Unknown disse...

Entendi..mas eu ainda não fiz cinco anos completos,pois a assinatura foi em dezembro de 2008..Fui sacar meu fgts e apenas queria confirmar se receberia,foi aí q eles me disseram q eu não teria o direito nesse ano,por que 2008 não foi registrado esse rais pela empresa,eu indo na empresa pra eles consertarem esse erro,vc acha q tem como eu receber ainda esse ano..??nao entendo direito como funciona o calendário...
é pq já fui no MTE e ninguem me deu uma soluçao ainda.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Puxa, esta empresa é bem desorganizada, para não dizer outra coisa, primeiro tente um acordo com ela, se não der certo entre com reclamação trabalhista.

Tereza disse...

Boa noite! Queria tirar uma duvida. Minha carteira foi assinada em fevereiro de 2009. Gostaria de saber se esse ano eu ja tenho direito ao pis. Trabalhei 7 meses de carteira assinada ano passado.

Cecilio Gomes disse...

Para Tereza,

Para saber se você tem direito tem que estr dentro de algumas regras a principal delas é ter sido cadastrado no PIS a pelo menos 5 anos.
Tem outras, veja neste Blog a postagem: http://ceciliogomes.blogspot.com.br/2009/06/pis-quem-tem-direito-receber.html

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa Noite pessoal estou em duvida,na minha primeira empresa deveria ter sido inscrito no pis,pois nunca trabalhei,fiquei cerca de 6 meses e pedi as contas.Isto foi em 2012 que pedi as contas,agora em 2013 fui trabalhar em outra empresa e eles me pediram o extrato do pis,fui até a caixa onde fui informado que nao tinha pis.Sendo que todo mes me era descontado inss entre outros.E agora posso proceçar a empresa sendo que já faz 1 ano que sai de lá.Se alguém puder me ajudar me envia sua resposta para meu e-mail:alexanderkruger96099172@gmail.com.Vou ficar muito agradecido.

Cecilio Gomes disse...

Para: alexanderkruger96099172,

Você tem prazo de 24 meses a partir da saída da empresa para acioná-la na justiça.

Boa Sorte

Unknown disse...

oi, tenho uma duvida,estive afastada em 2012 até o mes de janeiro,entrei em licença maternidade em fevereiro até junho.retornei depois pro afastamento. tenho direito ao abono?

Unknown disse...

olá,estive afastada em 2012,em fevereiro entrei de licença maternidade até junho.depois retornei ao afastamento e nao voltei a trabalhar. tenho direito ao abono?

Cecilio Gomes disse...

Para Alessandra Santos,

Você tem direito ao PIS desde que tanha trabalhado pelo menos 30 dias no ano do exercício, quer dizer:

Trabalhou 30 dias ou mais em 2011 - Recebe de Julho 2012 a Junho 2013.

Trabalhou30 dias ou mais em 2012 - Receberá de Julho 2013 a Junho 2014

Boa Sorte

Boa Sorte

Unknown disse...

Oi Cecílio,

Nosso colaborador tem direito este ano ao Abono do PIS pois recebemos a cartinha de aviso do Ministério. Quando o mesmo foi a Caixa para sacar foi informado que se ele quisesse, não precisa sacar o abono agora, e recebe-lo atualizado quando se aposentasse. Sei que quem não saca o abono, o valor depois do prazo volta para o FAT, para custeio do Seguro desemprego. Procede este informação da CEF??

Cecilio Gomes disse...

Para Suzana Dias,

Quanto ao abono você é que está correta,os recursos voltam para o FAT.

Acredito que tenha havido confusão na CEF o que é bom deixar para sacar quando se aposenta são as COTAS de quem foi cadastrado no PIS antes de 1988, pois após 1988 os novos cadastros não tem mais cotas.

Anônimo disse...

Oi Cecílio,
A empresa em que trabalho não enviou a rais 2011 o que causou uma revolta coletiva. Mais não deu em nada e ficou por isso mesmo, ninguém recebeu PIS e só o pessoal que trabalha em obra é que recebeu pois tem que está com documentação em dias. Esse ano de 2013 eles já enviaram devido a pressão exercida pelos funcionários. Será que tem possibilidade da gente receber dois pis? Já que agente não recebeu em 2012. A empresa é toda irregular, não paga inss, nao paga fgts e já denunciamos várias vezes para o ministério do trabalho e nada, nenhum fiscal vem aqui e nenhuma providência é tomada. O dono diz que ele que manda na empresa dele e tem que ser desse jeito. Ainda por cima quando a pessoa sai demora anos na justiça pra receber recisão e os direitos do trabalhador.

Anônimo disse...

sr.cecilio,minha incrição no pis foi em 01/01/2007. a pergunta é a seguinte:em que ano terei direito ao meu primeiro abono salarial? do ano base 2011 ou ano base 2012?

Anônimo disse...

sr.cecilio,minha incrição no pis foi em 01/01/2007. a pergunta é a seguinte:em que ano terei direito ao meu primeiro abono salarial? do ano base 2011 ou ano base 2012?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Bem, esta empresa que você trabalha, se é que se pode chamar de empresa, isto para mim é uma fábrica de falcatruas.
Se ela não enviu a RAIS de 2011 e não efetuou a regularização não tem como receber o PIS deste período.
Se a de 2012 foi enviada agora em 2013 certo, quem tem direito receberá no próximo período de pagamento.
A solução é denunciar formalmente no Ministério do Trabalho, isto pode ser feito mesmo ainda trabalhando na empresa, se for o caso e valer a pena pelos valores a receber contrate um advogado.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Oi, Boa tarde trabalhei durante 5 meses numa escola do Estado de SP, em um contrato por prazo determinado. Ontem ao verificar meu direito ao abono informaram que eu não tinha direito pq não informaram na RAIS. liguei no RH e eles disseram que não lá não se faz declaração da Rais há anos e agora o que eu faço? obrigada

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Você não específica se a escola é pública ou privada, mas não importa, se pública declara a RAIS e o funcionário tem PASEP, se privada tem PIS.
Em qualquer dos casos são obrigadas por lei a declarar a RAIS.
A solução é analisar o custo benefício e acionar a escola na Justiça Trabalhista.
Boa Sorte.

Unknown disse...

Boa Tarde! Trabalhei um uma empresa no ano de 2011 e ela não dlecarou minha Raiz. Daí entrei em contato e fui informada da retificação. Até a presente data nada foi alterado nos sistemas do Banco. Lá consta que trabalhei só 28 dias em 2011. Como devo proceder, já que a empresa diz que retificou e o Banco diz que não?
Agradeço

Cecilio Gomes disse...

Para Suemia,

Se já se passaram 120 dias da data da entrega da RAIS retificadora, peça uma cópia da mesma e reclame no Banco.
Caso contrário aguarde os 120 dias.

Boa Sorte

Anônimo disse...

bom dia a empresa que trabalhei em 2012 declarou a rais retificadora em novembro quando eu receberei o pis?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Quando ocorre uma retificação em RAIS o prazo para ser processado está em torno de 120 dias.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde Cecilio!

Minha carteira foi assinada pela primeira vez em 2007 e neste ano fui cadastrada no PIS por ela, em 11/2012 saí desta empresa, não trabalhei em mais nenhuma empresa depois. Ao sair saquei normalmente meu fgts e dei entrada no seguro desemprego, porém ao tentar sacar mais uma parcela do seguro em abril constou que meu PIS não estava ativo, fui até a CEF e me informaram um outro numero de PIS que era o ativo e depois de uma semana consegui sacar o seguro...Na CEF não me explicaram o porque dessa mudança de numero e segundo o que me falaram na CEF, quando questionei sobre a unificação,disseram que já estava unificado. Não sabia que eles podiam alterar o PIS de uma pessoa assim e sem notificá-la antes. Quero saber se por essa mudança que a CEF fez do numero do meu PIS para um outro numero se vou conseguir sacar o meu PIS agora em 2013?... Não procurei a empresa onde trabalhei, somente a CEF. Desde já agradeço

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Unificação de PIS ocorre com alguma frequencia, as empresas as vezes sem saber que a pessoa já é cadastrada ou sem confirmar cadastra em duplicidade, isto é o mais comum, mas tem outras situações.
No seu caso se fizeram tudo certo e você se encaixar nas demais regras deverá receber no próximo período de pagamentos.
Boa Sorte

Unknown disse...

boa tarde ,estou com medo de não receber o abono,porque não sei se a empresa declarou a rais,tenho 5 meses de registro no ano base, e a empresa colou na carteira um papel dizendo que estou cadastrado como participante do pis desde 2003 ,consta o numero do pis e o nome da empresa...no site da caixa no meu internetbank no fgts constou o nome da empresa e os valores do fgts....como saber se eles me cadastraram a rais ou posso ficar tranquilo...obrigado pela ajuda

Cecilio Gomes disse...

Caro Reginaldo,

Para ter certeza se a empresa enviou suas informações na RAIS só olhando uma cópia onde cosnte seu nome.

As empresas deveriam ter entregue a RAIS em Março para poder processar e as pessoas receberem o abono 2013/2014 a partir de Julho ou Agosto 2013.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde Cecílio! Agradeço pela resposta, porém gostaria de tirar mais uma dúvida quanto a questão da mudança do número do meu PIS. Gostaria de saber se mesmo a empresa tendo informado a RAIS com o número do meu PIS anterior e agora eu estando com esse novo número que a CEF me passou, informando que agora era o que estava ativo e não mais o outro, em abril/2013 se isso impedirá de eu receber o PIS agora em 2013 ou se não haverá problemas? Pois não informei a empresa dessa alteração pois saí dela em 11/2012 e só ocorreu a mudança do meu PIS em 4/2013, quando fui sacar mais uma parcela do seguro. Obrigada

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

É possível que a empresa tenha declarado na RAIS entregue em março/2013 com o número antigo, a Caixa então deverá fazer a unificação.
Para reduzir problemas futuros seria bom você confirmar na empresa qual número que ela declarou, se foi o antigo, sugiro a que você peça para eles fazerem uma RAIS retificadora de imediato, isto é feito pela Internet, acredito que assim você receba no próximo período de pagamentos.

Unknown disse...

então onten liguei para o banco da cef e eles me pediram o numero do meu pis e não constou a rais no pis,mandei um email e a empresa retornou dizendo que passou a rais, e no email consta os meus dados do ano que trabalhei tudo correto

OBS;trabalhei no ano de 2012 e só recebo o abono apartir novenbro 2013 ,esse pode ser o problema...obrigado

Cecilio Gomes disse...

Caro Reginaldo,

Correto, o próximo período de pagamento só iniciará em Agosto/2013 relativo a 2012.

Anônimo disse...

Boa noite Cecílio!

Entendo, mas se a empresa encaminhou a RAIS esse ano, mas a mudança do número do meu PIS ocorreu em abril de 2013, 5 meses depois que saí da empresa, eu gostaria de saber como devo proceder caso a empresa se negue a fazer essa retificação do PIS na RAIS agora?
Outra dúvida... Mesmo que a empresa tenha enviado esse ano a RAIS com o número antigo de PIS e a mudança e unificação dos números de PIS foi feita em 04/2013, o correto não é a própria CEF fazer a conferência e liberar o meu abono mesmo assim? Acho que o erro não ocorreu por parte da empresa, não foi ela quem mudou o meu pis. Obrigado por auxiliar a tantas pessoas!

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Sua observação é interessante, o bom é que você notou o problema antes, aé dará tempo para correção.
Sugiro você tentar todas as formas de se preservar de seus direitos.
Acredito que o operador do sistema da RAIS efetuará o acerto, mas por via das dúvidas vá acompanhando.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Obrigada! Mas é "obrigatório" eu procurar a empresa para que a retificação seja realizada ou se eu não for terei problemas? E se essa retificação for feita e constar 2 RAIS no sistema, isso pode ocasionar algum problema, não? E como posso fazer esse acompanhamento?
Depois que a empresa envia a RAIS para o Ministério do Trabalho para ela ser enviada para o sistema da CAIXA é só no final de 120 dias a contar da data de recepção da RAIS pelo MTE?
Obrigada!

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Quando se faz uma RETIFICAÇÃO não gera duplicidade.

Os 120 dias é para um mesmo período de pagamentos.

No caso 2013/2014 ainda há muito tempo pois o período ainda demora.

Acompanhando consultando a Caixa, a empresa para ver se ela corrigiu, etc.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Sou aposentada desde 2008, mas voltei a trabalhar em 2012, em setembro.fiz a media de setembro até dezembro e calculei que ganhei quase 1.350. será que não vou receber o abono por causa desta diferença agora em 2013

kraffit disse...

Boa noite Dr cecílio, gostaria de uma ajuda, tenho uma micro empresa. Assinei a carteira de uma funcionária, mas perdi os prazos para entrega da rais de 2011 e 2012, pois na verdade nem sabia que os precisava declarar. Com isso ela não está conseguindo sacar o seu abono. Estou comprando agora o certificado digital para poder passar essas informações, mas minha dúvida é: ela ainda conseguirá sacar estes abonos se eu transmitir agora em maio/2013? não queria prejudicá-la, mas a verdade que minha empresa não comporta o custo de um contador e não tenho conhecimentos dessas questões legais, e devido fazer praticamente tudo sozinho não consigo tempo p/ cumprir essas obrigações, resultado é que estou todo enrolado com essas obrigações. ando pensando até em fechar a empresa por conta disso, pois minha mãe dizia: quem não dá conta do pote. não segura na roldilha. Desculpe o desabafo e agradeço desde já a ajuda.
Kadson c f garcia

Anônimo disse...

Assinei a carteira de uma funcionária, mas perdi os prazos para entrega da rais de 2011 e 2012, pois na verdade nem sabia que os precisava declarar. Com isso ela não está conseguindo sacar o seu abono. Estou comprando agora o certificado digital para poder passar essas informações, mas minha dúvida é: ela ainda conseguirá sacar estes abonos se eu transmitir agora em maio/2013? não queria prejudicá-la, mas a verdade que minha empresa não comporta o custo de um contador e não tenho conhecimentos dessas questões legais, e devido fazer praticamente tudo sozinho não consigo tempo p/ cumprir essas obrigações, resultado é que estou todo enrolado com essas obrigações. ando pensando até em fechar a empresa por conta disso, pois minha mãe dizia: quem não dá conta do pote. não segura na roldilha. Desculpe o desabafo e agradeço desde já a ajuda.
Kadson c f garcia

Cecilio Gomes disse...

Para Kadson ( Kraffit )

Se regularizar todas as RAIS e ela estiver dentro de todas as regras para recebimento do abono certamente receberá no próximo período de pagamento que se iniciará entre Julho e Agosto 2013

Boa Sorte

Andréia disse...

Boa noite,meu nome é Andréia abrir minha conta na caixa a 2 meses esse ano vou receber pelo banco ou ainda vai para a empresa que trabalho
?

Anônimo disse...

Boa Noite meu nome é Andréia abri minha conta na caixa a 2 meses meu pis vai cair na conta ou vai para a empresa que trabalho?
OBRIGADO.

Anônimo disse...

Boa Noite meu nome é Andréia abri minha conta na caixa a 2 meses meu pis vai cair na conta ou vai para a empresa que trabalho?
OBRIGADO.

Anônimo disse...

Cecílio,

Parabéns pelo blog primeiramente. Comecei a trabalhar agora em um escritório de contabilidade, e uma empresa procurou-nos porque esqueceu de fazer a RAIS. Se fizermos agora os empregados dela ainda recebem o PIS neste ano?

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Não sei se os funcionários receberão este ano, os créditos são efetuados de acordo com a data de nascimento, mas certamente receberão no próximo período de pagamentos que deverá ir de Julho/Agosto 2013 a Junho/2014

Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecílio,
me perdoe, acredito aqui não ser o espaço certo para meu questionamento, mas por outro lado acho que você eh a pessoa certa para me ajudar...

Como eh feita a transmissão de dados do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal?
Fiz uma correção cadastral -nome e data de nascimento- do meu PIS no Banco do Brasil a cerca de 6 meses, como eh feita esta transmissão retificadora de dados para CEF visto que minha inscrição eh administrada pelo BB... Hah possibilidade de minha inscrição voltar a ser administratada pela CEF, visto que não sou mais funci do BB... Obrigado.
Estou encontrando dificuldades saque fgts inativo.

Anônimo disse...

Como eh feita a transmissão de dados do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal?
Fiz uma correção cadastral -nome e data de nascimento- do meu PIS no Banco do Brasil a cerca de 6 meses, como eh feita esta transmissão retificadora de dados para CEF visto que minha inscrição eh administrada pelo BB... Hah possibilidade de minha inscrição voltar a ser administratada pela CEF, visto que não sou mais funci do BB... Obrigado.
Estou encontrando dificuldades saque fgts inativo.

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Todos os dados envolvendo PIS e PASEP são unificados pelo MTE atravéz da RAIS.
No seu caso exatamente pelo que entendi foi cadastro errado de dados, você efetuou o acerto, o tempo exato que demora não saberia lhe informar.

Glauber disse...

ola amigo desculpa a ignorancia mais possuo 2 contas na caixa uma de op 013 e outra 023,a pergunta e por que a caixa nao faz o deposito do meu pis na minha conta preciso ir na loterica ou em um caixa rapido prareceber,agradeço!

Cecilio Gomes disse...

Para Glauber,

Também não sei porque a Caixa não faz o crédito em sua conta.

O normal é eles efetuarem o crédito normalmente antes de liberar o pagamento para os demais.

O controle da CEF é pelo CPF e PIS se o seu cadastro estiver correto em todos com todos números era para ocorrer o crédito em conta.

De uma verificada na cópia da RAIS e em seu cadastro do PIS para ver se está tudo certo, se tiver algum erro peça para a empresa efetuar a correção nas próximas.

EMILIO OLIVEIRA disse...

Td bem cara otimo blog, Acho que vc vai pode rme ajudar!

Fui cadastrado no pis dia 07/01/2008 , completei 5 anos de cadastro dia 07/01/2013!! Tenhos os 5 anos de cadastro que pedem, e trabalhei registrado em 2012, eu recebo pis 2013-2014?

Minah duvida é pq o ano base é 2012, e em 2012 nao tinha 5 anos de cadastro, ESSA É MINAH DUVIDA !!!

EMILIO OLIVEIRA disse...

Fui cadastrado no pis dia 07/01/2008 , completei 5 anos de cadastro dia 07/01/2013!! Tenhos os 5 anos de cadastro que pedem, e trabalhei registrado em 2012, eu recebo pis 2013-2014?

Minah duvida é pq o ano base é 2012, e em 2012 nao tinha 5 anos de cadastro, ESSA É MINAH DUVIDA !

EMILIO OLIVEIRA disse...

Fui cadastrado no pis dia 07/01/2008 , completei 5 anos de cadastro dia 07/01/2013!! Tenhos os 5 anos de cadastro que pedem, e trabalhei registrado em 2012, eu recebo pis 2013-2014?

Minah duvida é pq o ano base é 2012, e em 2012 nao tinha 5 anos de cadastro, ESSA É MINAH DUVIDA !

EMILIO OLIVEIRA disse...

Fui cadastrado no pis dia 07/01/2008 , completei 5 anos de cadastro dia 07/01/2013!! Tenhos os 5 anos de cadastro que pedem, e trabalhei registrado em 2012, eu recebo pis 2013-2014?

Minah duvida é pq o ano base é 2012, e em 2012 nao tinha 5 anos de cadastro, ESSA É MINAH DUVIDA !

EMILIO OLIVEIRA disse...

Fui cadastrado no pis dia 07/01/2008 , completei 5 anos de cadastro dia 07/01/2013!! Tenhos os 5 anos de cadastro que pedem, e trabalhei registrado em 2012, eu recebo pis 2013-2014?

Minah duvida é pq o ano base é 2012, e em 2012 nao tinha 5 anos de cadastro, ESSA É MINAH DUVIDA !

Emilio disse...

Fui cadastrado no pis dia 07/01/2008 , completei 5 anos de cadastro dia 07/01/2013!! Tenhos os 5 anos de cadastro que pedem, e trabalhei registrado em 2012, eu recebo pis 2013-2014?

Minah duvida é pq o ano base é 2012, e em 2012 nao tinha 5 anos de cadastro, ESSA É MINAH DUVIDA !

EMILIO OLIVEIRA disse...

Fui cadastrado no pis dia 07/01/2008 , completei 5 anos de cadastro dia 07/01/2013!! Tenhos os 5 anos de cadastro que pedem, e trabalhei registrado em 2012, eu recebo pis 2013-2014?

Minah duvida é pq o ano base é 2012, e em 2012 nao tinha 5 anos de cadastro, ESSA É MINAH DUVIDA !

Cecilio Gomes disse...

Para Emilio Oliveira,

Você tem razão, como o ano base a ser pago é relativo a 2012 acredito que você só receberá quando for pago o ano base 2013 que deverá ocorrer no período de 2014/2015.
Em todo caso quando for liberado no próximo período de pagamento dê uma olhada, de repente te creditam.

Boa Sorte

EMILIO OLIVEIRA disse...

Mais entao como é divulgado que quem tem direito ao pis 2012-2013 , é os trablhadores que foram cadastrados ate 2007 (2O07,2008,2009,2010,2011,2012) 5 ANOS DE PIS CORRETO? TODAS PESQUISAS QUE FIZ VI ISSO!! VI ATE ENTREVISTA DE UM GERENTE DA CAIXA FALANDO QUE QUEM TEM DIREITO PIS 2012-2013 É QUEM FOI CADASTRADO ATE 2007, LOGO QUEM TEM DIREITO PIS 2013-2014 É QUEM FOI CADASTRADO ATE 2008!!! SERA ELES NAO LEVAM EM RELAÇAO, O DIA E MES DE CADASTRADO, SO ANO ?

Cecilio Gomes disse...

Para Emilio,

Sim por enquanto é levado em consideração o ano, visto que a RAIS entregue é sempre relativo ao ano anterior ao da entrega.
Portanto a pessoa deve ter completado 5 anos no ano anterior ao da entrega da RAIS.
Boa Sorte

Deiziane disse...

boa tarde Cecilio minha carteira foi assinada no ano de 2006 e em 2012 trabalhei 6 meses de carteira assinada fui na caixa saber se tenho direito esse ano ao pis descobrie que sim mas o numero do meu pis tava dando errado pq a 1 empresa que trabalhei me cadastrou com nome de solteira e ai tava dando errado mas a 2 empresa disse que tinha declarado a rais mas foi com meu nome de solteira fui lá na firma passei o meu numero novo do pis e disseram que declararam , mas consultei o rais e tá dando que não declararam o que devo fazer . por favor me ajude estou precisando muito desse beneficio estou com medo de não receber , estou desempregada . desde já agradeço a ajuda

Cecilio Gomes disse...

Para Deiziane,

Normalmente quando é efetuado alguma retificação no PIS ou na RAIS as alterações não ocorrem imediatamente, demoram em torno de 90 a 120 dias.
Peça uma cópia da RAIS onde consta a alteração com seu nome e vá acompanhando.
Boa Sorte

FERNANDO disse...

Bom dia Cecilio minha carteira foi assinada no dia 01/08/2008 e estou trabalhando ate hoje tenho direito ao PIS 2013/2014?

Cecilio Gomes disse...

Para Fernando,

Olha Fernando, possívelmente não, visto que o pagamento a ser efetuado em 2013/2014 será relativo ao ano base de 2012, portanto você ainda não tinah 5 anos de cadastro no PIS, a naão ser que você tenah sido cadastrado no PIS antes de 2008.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Cecílio, boa tarde
Ano passado não recebi o PIS e a CEF informou que a RAIS foi declarada dizendo que eu recebia acima de 2 salários, o que não é verdade. Procurei a empresa e eme deram a retificação e o protocolo da correção mas o funcionário da CEF informou que o prazo da correção era final de 2012, que eu não vou conseguir receber esse PIS. Gostaria de saber: Por que as empresas fazem isso, se ganham alguma coisa. E qual o prazo para a correção aparecer no sistema? Não receberei mais o PIS de 2011? E o de 2012?

Obrigada.

Anônimo disse...

Olá Cecilio, trabalhei registrada pela primeira vez de Nov. de 1988 a junho de 1990. Depois disso voltei a ser registrada em jan. de 2009 e continuo ate hoje. Gostaria de saber se tenho direito ao beneficio do PIS pois a empresa onde trabalho não declarou a RAIS no tempo correto e eu irei cobra-la caso seja meu direito. Grata!!

monique123 disse...

Minha duvida descobri hoje que a empresa errou na rais sera que com o papel da retificaçao eu consigo sacar meu abono ainda

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Estes erros de empresas acontecem muito mais do que deveria, a maioria das vezes é erro mesmo e não dolo.
O Prazo para recebimento é 28.06, se até lá não estiver disponível você não receberá.
Por via das dúvidas peça para a empresa ver se a RAIS deste ano foi declçara certa, se não peça para corrigir agora.
Boa Sorte

Anônimo disse...

Boa tarde Cecilio,

Antes de mais nada quero parabeniza-lo pelo blog. Bem, minha irmã ao dar entrada no seguro desemprego é informada que o seu PIS foi alterado. Com isso deverá aguardar 90 dias para receber o seguro. Como o PIS dela foi alterado sem informa-la? Existe algo que ela possa fazer para não precisar aguardar tanto tempo?

Obrigada

Edinilza

Anônimo disse...

Ola Cecilio, trabalhei 30 dias no ano de 2012, qual seria o calendário q eu receberei é ate dia 28 de junho ou a partir d 1 de julho? tenho duvidas por q la na caixa so me informam q é dia 1 de julho.

Cecilio Gomes disse...

Para Edinilza,

Isto ocorre normalmente por algum cadastro errado.
Agora tem que aguardar mesmo.
Boa Sorte

djedsonincomparavel.blogspot.com disse...

ola bom dia gostaria de saber se havera antecipaçao do pis pra quem tem conta caixa obrigado

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Normalmente sim, porém a Caixa ainda não divulgou nada para este ano.
Boa Sorte

Teste disse...

olá! Cecilio a emissão da minha carteira junto ao pis, pois é a carteira nova que já vem o numero do pis impressa... mas meu 1º trabakho de carteira assinada foi 11 de dezembro de 2008.

afinal quanto tempo de cadastro no pis eu tenho?


agradeço

meu e mail é sabrynacunha@conceitorio.com.br

sabryna disse...

oi!!!

gostaria de saber quando que começa a contar o tempo do Pis, é quando se trabalha a 1ª vez de carteira assinada ou quando tira a carteira?
pois a minha já vem com a numeração do pis...

pois a emissão foi em 2007

e meu 1º trabalho foi em dezembro de 2008

Abraços

Cecilio Gomes disse...

Para Morena Carioca,

O que vale é a data do primeiro cadastro no PIS.

Boa Sorte

EMILIO OLIVEIRA disse...

Cecilio!! Fui a agencia da caixa para esclarecer umas duvidas, estou postando aqui para lhe ajudar!! Tem direito receber pis 2013-2014, qualquer pessoa que tenha sido cadastrado ate ano de 2008!! Por exemplo, a pessoa foi cadastrada em dezembro de 2008!! a contagem de 5 anos de cadastro, so vale o ano!! assim (2008,2009,2010,2011,2012)

INFROMAÇAO DIRETO DA AGENCIA DA CIXA MESMO, NEM FOI POR TELEFONE, FUI ATE A AGENCIA!

EMILIO OLIVEIRA disse...

Bom fui ate agencia da cixa e fui atendido e tirei uma duvida cara, estou te passando ok!! Para contagem de 5 anos de pis, so leva em consideraçao o ano mesmo, ou seja , para receber pis, tem que ser cadastro ate dezembro de 2008, a contagem fica assim, 2008,2009,2010,2011,2012!!

EMILIO OLIVEIRA disse...

Bom fui ate agencia da cixa e fui atendido e tirei uma duvida cara, estou te passando ok!! Para contagem de 5 anos de pis, so leva em consideraçao o ano mesmo, ou seja , para receber pis, tem que ser cadastro ate dezembro de 2008, a contagem fica assim, 2008,2009,2010,2011,2012!!

Cecilio Gomes disse...

Boa Informação, esperemos que se confirme.

Boa Sorte a todos

Unknown disse...

bom dia cecilio minha duvida e trabalhei 9 mes ano passado em novembro recebi tds meus direitos e comecei a receber seguro desemprego,recebo meu pis esse ano...pois me disseram que qdo vc recebe algo do governo nao recebe o bpis...obrigada...andrea zucco

Daiane disse...

Olá Cecílio como vai?
Trabalhei em uma empresa em 2011 quando fui receber meu pis em 2102 descobri que não haviam declarado minha Rais,não recebi o pis ano passado o prazo acabou dia 28/06/2013 porem a empresa acabou de declarar a rais agora 29/06/2013...ainda poderei receber? Quando tempo demorará?

Obrigada
Daiane

Anônimo disse...

Olá boa noite trabalhei em 2011 em uma empresa que só declarou a Rais hj 29/06/2013...ainda posso sacar meu pis? Quando tempo demorará? Obg

Anônimo disse...

oi gostaria de tirar uma duvida!
todo ano eu pego pis , só q ainda nao entendi direito ...
faço aniverario dia 5 agora ...
sera q meu pis ainda ta la ou eu perdi por causa dos dias q passaram ?
bom dia

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Se você sacou em 2013, ótimo, terá direito a sacar novamente no próximo período de pagamentos.

Como você nasceu 05.07 receberá na primeira liberação de pagamentos.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Bom dia,

Meu marido acha que tinha o pis para sacar no dia 28/06. Mas esqueceu. Teria como consultar para saber se realmente tinha e recorrer para resgatar ou ele perdeu mesmo.
Obrigada, Raquel

Anônimo disse...

BOA TARDE, FUI DEMITIDA ANO PASSADO, NESSE ANO VOU CONSEGUIR RECEBER O PIS? POIS MINHA IRMÃ FOI DEMITIDA UM ANO ANTES E NÃO CONSEGUIU RECEBER O PIS POIS O VALOR DA DEMISSÃO CONSTAVA COMO SALARIO E DAVA MAIS DE DOIS. COMO EU FAÇO SE ACONTECER O MESMO COMIGO?

Unknown disse...

recebi seguro de desemprego no final de 2012 recebo meu pis normal?

Unknown disse...

BOA TARDE CECILIO RECEBI MEU PIS ANO PASSADO A 5 ANOS RECEBO ESSE ANO RECEBI SEGURO NO FINAL DO ANO ,RECEBO MEU PIS NORMAL? POIS ME DISSERAM QUE QUEM RECEBEU ALGO DO GOVERNO NAO RECEBE O PIS NO ANO PROXIMO...? OBRIGADA..E PARABENS PELO BLOG...

Unknown disse...

Olá cecilio boa noite,tudo bem? eu trabalhei em uma empresa 15 dias foi meu primeiro emprego eu era mais nova mais a empresa me deu certeza q me cadastrou no pis entao comecei a trabalhar em dezembro de 2008 e todos esses anos trabalhei pelo menos 30 dias,só q na caixa nao constava as 2 primeiras empresas q trabalhei e so constava apartir de 2010, entao fiu la hoj na caixa e preenchi todos os formularios e o atendente me explicou q esta pedindo o retroativo,ate tirou xerox da carteira ond consta o 1 vinculo,a duvida e a seguinte... a data para pagamento para nascidos em maio e apartir de novembro desse ano 2013, entao como daqui a uns dez dias eles vao regularizar na caixa p mi la,em 8 de dezembro deste ano completa 5 anos de trabalho,mais como comeca a pagar em novembro e so vai constar 5 anos em dezembro eu nao terei direito a receber o pis deste ano nao e isso? e outra duvida e q a pessoa tm q trabalhar pelo menos 30 dias no ano anterior p receber,entao se a primeira vez q entrei numa empresa foi 8 de dezembro de 2008 e depois de 15 dias eu sai,entao na caixa so passa a valer de 2009 pra frente e isso?
tudo me leva a crer q so receberei o pis mesmo em 2014 mas queria ver se vc podia esclarecer essas duvidas para mim,muito obrigada ...

Unknown disse...

Olá cecilio boa noite,tudo bem? eu trabalhei em uma empresa 15 dias foi meu primeiro emprego eu era mais nova mais a empresa me deu certeza q me cadastrou no pis entao comecei a trabalhar em dezembro de 2008 e todos esses anos trabalhei pelo menos 30 dias,só q na caixa nao constava as 2 primeiras empresas q trabalhei e so constava apartir de 2010, entao fiu la hoj na caixa e preenchi todos os formularios e o atendente me explicou q esta pedindo o retroativo,ate tirou xerox da carteira ond consta o 1 vinculo,a duvida e a seguinte... a data para pagamento para nascidos em maio e apartir de novembro desse ano 2013, entao como daqui a uns dez dias eles vao regularizar na caixa p mi la,em 8 de dezembro deste ano completa 5 anos de trabalho,mais como comeca a pagar em novembro e so vai constar 5 anos em dezembro eu nao terei direito a receber o pis deste ano nao e isso? e outra duvida e q a pessoa tm q trabalhar pelo menos 30 dias no ano anterior p receber,entao se a primeira vez q entrei numa empresa foi 8 de dezembro de 2008 e depois de 15 dias eu sai,entao na caixa so passa a valer de 2009 pra frente e isso?
tudo me leva a crer q so receberei o pis mesmo em 2014 mas queria ver se vc podia esclarecer essas duvidas para mim,muito obrigada ...

Anônimo disse...

Olá cecilio boa noite,tudo bem? eu trabalhei em uma empresa 15 dias foi meu primeiro emprego eu era mais nova mais a empresa me deu certeza q me cadastrou no pis entao comecei a trabalhar em dezembro de 2008 e todos esses anos trabalhei pelo menos 30 dias,só q na caixa nao constava as 2 primeiras empresas q trabalhei e so constava apartir de 2010, entao fiu la hoj na caixa e preenchi todos os formularios e o atendente me explicou q esta pedindo o retroativo,ate tirou xerox da carteira ond consta o 1 vinculo,a duvida e a seguinte... a data para pagamento para nascidos em maio e apartir de novembro desse ano 2013, entao como daqui a uns dez dias eles vao regularizar na caixa p mi la,em 8 de dezembro deste ano completa 5 anos de trabalho,mais como comeca a pagar em novembro e so vai constar 5 anos em dezembro eu nao terei direito a receber o pis deste ano nao e isso? e outra duvida e q a pessoa tm q trabalhar pelo menos 30 dias no ano anterior p receber,entao se a primeira vez q entrei numa empresa foi 8 de dezembro de 2008 e depois de 15 dias eu sai,entao na caixa so passa a valer de 2009 pra frente e isso?
tudo me leva a crer q so receberei o pis mesmo em 2014 mas queria ver se vc podia esclarecer essas duvidas para mim,muito obrigada ...

Cecilio Gomes disse...

Para Stephane Rodrigues,

Tudo irá depender da data de cadastro inicial que for considerado. se no primeiro emprego ou em outro.
Quanto ao recebimento o próximo período a iniciar-se em agosto irá até Junho de 2014, caso vc venah a ter direito terá tempo das alterações serem processadas e vc receber até lá.
Boa Sorte

Regina Maura disse...

Cecílio. Peço que me oriente no seguinte, a empresa que trabalho declarou a minha rais de 2011, no dia 28 de junho de 2013, será que tenho o direito de receber o meu pis de 2011, em 2012 esta declarada certinho mas não tenho direito. Como fica a minha situação. agradeço se for atendida. Regina

Cecilio Gomes disse...

Para Regina Maura,

Sinceramente não sei como ficará o seu caso, acredito que sómente consulta a Caixa Economica Federal poderá lhe esclarecer.

Boa Sorte

Anônimo disse...

sou inscrito no pis desde 2003, trabalhei 5 meses em 2012 com renda inferior a 2 salarios e possuo conta poupança na caixa, no meu caso como fica...agradeço

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

O seu caso é normal, se estiver dentro de todas as regras deverá receber antecipado com crédito em conta, entretanto é bom consultar a CEF na época.
Veja neste blog a postagem:
PIS - QUEM TEM DIREITO A RECEBER
Boa Sorte

Anônimo disse...

Olá Cecilio Gomes!

Gostei muito do seu blog, muito informativo, mas me resta ainda uma dúvida. Tive meu primeiro emprego de carteira assinada em 01/10/2008 e encerrei em 15/01/2012. Comecei em outra empresa em 04/07/2012 e ainda continuo empregada. Bom, pelas contas de ano 2008/2013 são cinco anos, minha dúvida é se os meses em específico tbm se contam, ou seja, só vou completar 5 anos em 01/10/2013, sendo assim este ano ainda não recebo o pis, somente em 2014? seria isto?
Desde já agradeço!

Unknown disse...

Olá Cecílio Gomes!

Gostei muito do seu blog, muito informativo. Gostaria de tirar uma dúvida, assinei minha carteira de trabalho em 10/2008 e encerrei em 01/2012. Assinei novamente em 07/2012 e continuo ate hoje, pela contagem de ano 2008/2013 faz 5 anos que tenho PIS inscrito, mas minha dúvida é se esta contagem é feita pelos meses também, ou seja, só farei 5 anos de PIS em 10/2013. Seria isto? Como funciona na verdade?
Desde já agradeço a atenção!

Cecilio Gomes disse...

Para Anonimo,

Segundo informações da Caixa publicada neste Blog por usuários é considerado o ano de cadastro, portanto acredita eles que o pagamento começará em 2013.

Boa Sorte

Anônimo disse...

Daiane disse...
Olá Cecílio como vai?
Trabalhei em uma empresa em 2011 quando fui receber meu pis em 2102 descobri que não haviam declarado minha Rais,não recebi o pis ano passado o prazo acabou dia 28/06/2013 porem a empresa acabou de declarar a rais agora 29/06/2013...ainda poderei receber? Quando tempo demorará?

Obrigada
Daiane

Cecilio Gomes disse...

Para Daiane,

E uma pena, mas isto acontece com mais frequencia do que o razoável, se o processamento for efetuado ainda este ano é possível que vc receba antes do final do próximo período de pagamento que será em junho/2014.
Boa Sorte

EDIJANIO MP3 disse...

OLA AMIGO EU RECEBI O PIS ANO PASSADO MAIS ESSE ANO AINDA NAO TRABALHEI DE CARTEIRA ASSINADA NAO EU TENHO DIREITO ESSE ANO AO PIS ?

Anônimo disse...

OLÁ, BOM DIA. SOU CORRENTISTA DA CEF E GOSTARIA DE SABER QUAL A DATA DE LIBERAÇÃO PARA PAGAMENTOS, PARA QUEM É CORRENTISTA COMO EU???? OBRIGADA. MARIANA.

Cecilio Gomes disse...

Para Edjanio MP3,

O PIS que será pago no período de Agosto/2013 a Junho/2014 seá relativo ao ano trabalhado em 2012, portanto se vc trabalhou em 2012 e estiver atender as demais regras do PIS receberá.
Boa Sorte

Anônimo disse...

ola senhor cecilo gomes gostaria de saber se eu tenho direito do pis estou cadastrada desde 16/06/2008 ja completei 5 anos mes passado e estou na duvida gostaria que o senhor respondesse pra mim.. grata desde ja´...

Anônimo disse...

começei a trabalhar no ano de 2008 entrei no dia 1 de julho como funcionária pública no ano de 2009 não trabalhei , mas voltei a trabalhar no ano de 2010 e estou até hoje concursada na mesma empresa (prefeitura)será que tenho direito ao pis/pasep desse ano

Cecilio Gomes disse...

Para Anonima,

Se você foi cadastrada em 2008 terá direito ao PIS no calendário 2013/2014 desde que cumpra todas as demais regras, veja neste Blog a postagem:

PIS - QUEM TEM DIREITO A RECEBER

lucas araújo disse...

Caro celio,

tenho algumas duvidas então axo que você pode me ajudar.

para mim ter direito ao benerficio eu tenho que me encaixar nos itens abaixo :

Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; ( eu tenho)

Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ), remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício; (seria o ano de 2012, esse valor referente ate 2 salario minico e na carteira ou no valor bruto ? no mes de março fiz umas horas extra e recebir 1350 bruto e 1196 liquido qual o valor que a caixa obsevar para realizar o pagamento ?)
Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no anobase considerado para apuração; ( eu tenho )
Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado. ( irei verificar com a empresa)

Anônimo disse...

Caro celio,

tenho algumas duvidas então axo que você pode me ajudar.

para mim ter direito ao benerficio eu tenho que me encaixar nos itens abaixo :

Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; ( eu tenho)
Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ), remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício; ( esse valor referente ate 2 salario minimo é na carteira ou no valor bruto do recebimento ? no mes de março fiz umas horas extra e recebir 1350 bruto e 1196 liquido qual o valor que a caixa vale para realizar o pagamento ?)
Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no anobase considerado para apuração; ( eu tenho )
Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado. ( irei verificar com a empresa)

Cecilio Gomes disse...

Para Lucas Araújo,

O cálculo de 2 salários é efetuado pela média de meses trabalhados no ano e que a emrpesa tenha preenchdio a RAIS corretamente, acredito que vc esteja dentro das regras.

Boa Sorte

EMILIO OLIVEIRA disse...

Cecilio aquela informaçao que eu obtive na caixa, de que os 5 anos de cadastro so leva em consideraçao o ano: EXEMPLO: QUEM FOI CADASTRADO ATE DEZEMBRO DE 2008 (2008,2009,2010,2011,2012) JA TEVE 5 ANOS COMPLETOS EM 2012!!

ESSA INFORMAÇAO SE CONFIRMOU, EU CONSULTEI MEU PIS HJ !! E JA CREDITADO PARA EU SACAR CONFORME A DATA DE PAGAMENTO!!! Uma boa informaçao para galera!!! qualquer pessoa cadastrada ate o ano de 2008, independete do mes ja tem 5 anos de cadastro e antendendo as demais regras ja recebe o pis 2013-2014!! ABRAÇOS

EMILIO OLIVEIRA disse...

Cecilio consultei meu pis hj e ja esta creditado para eu receber conforme a data d pagamento, entao a informaçao que para contar os 5 anos de pis so se leva em consideraçao o ano esta correta, logo qualquer pessoa cadastra ate dezembro de 2008 no pis, ja completou 5 anos de cadastrado em 2012 (2008,2009,2010,2011,2012)

Uma boa informaçao para galera!!

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 721   Recentes› Mais recentes»